Participação da Ambev neste segmento quadruplica com importação das marcas Franziskaner, Hoegaarden e Patagonia; a inglesa Brewdog lidera o mercado de chopp.
A importação de cervejas especiais (Premium e Super Premium) cresceu 68% em 2015. O estudo, conduzido pela empresa Product Audit, revela ainda que a Ambev passou a ocupar a liderança do mercado de cervejas Super Premium, com 27%, apresentando um crescimento de mais de 400% em relação a 2014, quando ocupava o sétimo lugar. Os rótulos Franziskaner, Hoegaarden e Patagonia representam 40% das principais marcas importadas pela Ambev. Neste segmento, a Interfood aparece em segundo lugar (13%) e a Bier&Wein (12%) em terceiro.
Segundo Carlos Rodrigo Abar, diretor da empresa, ”o segmento de cervejas especiais importadas tem muito potencial para crescer ainda mais. Hoje ele representa apenas 0,4% do mercado total de cervejas no Brasil, com 53,82 milhões de litros/ano. Nos Estados Unidos esta divisão representa 13%”.
Para Samira Ayrolla, Gerente de Marketing e Estratégia da Casa Flora, “a cultura cervejeira no Brasil está em desenvolvimento. O consumidor brasileiro está cada vez mais interessado em informação, exigindo qualidade e, como bom apreciador, tem o gosto pela harmonização. Mesmo com a crise econômica, a inflação em alta e a falta de incentivo fiscal, o mercado é oportuno, está pulverizado e bem distribuído”.
Dentro da linha Super Premium, a marca inglesa Brewdog é a que mais cresce, mesmo ocupando o terceiro lugar no segmento de chopp. Entre 2014 e 2015, a Brewdog passou de 27,5 mil litros para 139,5 mil, um aumento de mais de 400%. A marca irlandesa Guinness ocupa o primeiro lugar no mercado, com uma queda na importação de 4,34%. Em segundo está a Fuller’s com aumento de 22%.
“A ascensão da Brewdog no Brasil está fortemente vinculada à distribuição – antes era comercializada exclusivamente em São Paulo e, a partir de 2015, chegou nos pontos de vendas de todo o país. Atribuímos o crescimento também à gestão eficiente de marketing e ao avanço do Brewdog Bar”, explica
Teles Hortencio, Gerente de Marketing de Cervejas da Interfood.
“A expectativa para 2016 é um mercado estável, sem crescimento, nem queda”, conclui Samira Ayrolla, da Casa Flora.
Sobre a Product Audit
A Product Audit é uma empresa especializada em dimensionar o mercado total de produtos importados no Brasil e em outros países da América Latina, consolidando estatísticas de produtos estrangeiros comercializados nesses mercados (incluindo o Duty Free). Com isso, fornece informações estratégicas para tomadas de decisão em segmentos de difícil mensuração. Entre seus clientes, estão conglomerados de Alimentos & Bebidas nacionais e internacionais, além de grandes empresas importadoras e revendedoras de diversos setores e produtos.
Be the first to comment on "Mercado de cervejas especiais importadas cresce 68% em 2015"