O padre Flávio Leonardo no comando da paróquia desde 2010 resolveu reabrir a cervejaria que ficava no porão da Igreja Nossa Senhora da Glória em Juiz de Fora (MG) trazida pelos padres holandeses da ordem redentorista no final do século XIX.
Na época, a cervejaria era exclusiva para consumo dos religiosos, não tendo seus produtos comercializados. Ela funcionou entre 1894 e 1994. O valor histórico dessa pequena cervejaria é muito grande, pois os redentoristas trouxeram apenas cinco cervejarias para o Brasil, mas apenas esta de Juiz de Fora foi preservada. No mundo todo há 10 mosteiros que são reconhecidos como fabricantes de cervejas trapistas: La Trappe e Zundert (Holanda), Achel, Westmalle, Chimay, Orval, Rochefort e Saint-Sixtus (Bélgica), Spencer (EUA) e Stift Engelszell (Áustria).
O mais interessante que existe até uma oração na cartilha dos redentoristas. “Abençoai, Senhor, esta criatura, a cerveja, que vos dignastes produzir do melhor lúpulo, para que seja remédio saudável ao gênero humano”, diz trecho da reza.
A cerveja produzida é a Hofbauer, porém não consegui maiores informações sobre ela, entrei em contato com Padre para saber um pouco mais e assim que tiver um retorno o publicarei no blog.
Segue a matéria publicada pela TV BRASIL no Youtube: