Que Passa? Cerveja Artesanal x Industrial e o Novo Consumidor.

O  movimento das micro cervejarias artesanais no Brasil começou no início deste século mas só agora está ocorrendo um  boom  tanto entre os consumidores, com o surgimento de novas marcas que disputam espaços nas prateleiras de supermercados, como na exposição em eventos gastronômicos e lojas especializadas.

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Os índices positivos sobre as vendas das cervejas artesanais (craft beer) tem se mostrado tentador para qualquer empreendedor que tenha coragem de se aventurar nesse ramo. Além disso, de 5 anos para cá, novas frentes  de capacitação técnica e profissional abriram nos principais centros urbanos, tornando mais acessível para o público leigo interessado entender esse mercado e sua produção.

Não se espante se daqui 5 anos, tivermos um cenário muito diversificado, positivo e acirrado, no qual muitos mais rótulos irão surgir e novos consumidores entrarão neste mercado.

A dúvida é  como vai ficar as grandes e as pequenas cervejarias nessa mudança e como podemos prever o que irá acontecer  nestes dois mundos cervejeiros?

Pode ser mais simples que parece, pois temos exemplos de como a grande indústria cervejeira se comporta quando os pequenos incomodam, vide caso Baden Baden e Eisenbahn, que fazem parte do Grupo Schin que foi comprada pelo Grupo Japonês Kirin. Fatalmente isso irá acontecer com muitas marcas pequenas, tanto a AMBEV como outros grandes do setor irão fazer propostas tentadoras para as pequenas cervejarias que ganham destaque no cenário nacional ou internacional como a Wäls, a cerveja mineira premiadíssima para que seja incorporadas e passem a ter uma produção global.

O receio dessas aquisições é uma só, a perda da qualidade e originalidade pois a partir do momento que algo artesanal e pequeno  feito com paixão e alma se percam no momento que é tomado pelos grandes grupos que visam apenas lucros e espaços maiores no mercado.  A chance real da perda da identidade e do romantismo passa a ser um risco quase certo, tornando comum um produto que nasceu com o propósito de ser diferenciado.

Ainda é cedo para conclusões mais assertivas, mas é visível que o consumidor dita as regras do mercado e as cervejas artesanais estão sendo vistas como um portal para um novo mundo de sabores e qualidade jamais presenciada por nós acostumados a beber as velhas Brahmas, Skols e Antarcticas da vida.

Essa  mudança de hábito crescente entre os consumidores pelas  craft beers tem impactado no consumo das cervejas industriais que  mostrou forte redução em 3% na sua produção no último ano contra o crescimento anual da procura pelas artesanais na faixa dos 20%.

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O consumidor da cerveja artesanal é muito diferente do tradicional, pois sempre busca conhecimento, a história e o conteúdo da  cerveja apreciada e quanto mais inusitado tudo isso for, mais especial ela será.  Por isso dificilmente um pequeno grupo de cervejas artesanais serão eleitas e fidelizadas,  pois sempre haverá milhares de cervejas dentro de cada tipo ao qual cada uma delas terá a sua própria alma, paixão e sabor único de quem a produz.

O olhar sobre este novo consumidor é que irá determinar o sucesso de uma cerveja e as cervejarias autênticas e fiéis aos seus princípios  que lutaram para achar o ponto e a receita perfeita serão as mais pedidas e preferidas.

As cervejarias que entenderem como tratar esse cliente, se diferenciando, criando experiências cada vez mais intensas, ofertando caminhos e novas possibilidades vão se consagrar entre os consumidores, deixando de ter meros clientes e passando a ter verdadeiros Fãs.