Micro Cervejarias buscam se diferenciar na hora de atrair clientes
O mercado brasileiro de cervejas artesanais vem obtendo cada vez mais visibilidade. Com a crescente anual do mercado, segundo a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), atualmente são mais de 300 empresas no segmento, com faturamento que chega a cerca de R$ 2 bilhões por ano.
Na última década, a produção de cerveja no Brasil cresceu 64%, indo de 8,2 bilhões para 13,4 bilhões de litros anuais, segundo dados do Sicobe (Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal). E, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) — as artesanais, as importadas e as industriais de categoria premium, ocupam hoje 5% do mercado e têm previsão de dobrar o número de vendas nos próximos cinco anos.
Frank Skwirut, mestre cervejeiro e criador da marca TRIA, é um exemplo de investidor neste mercado. Trabalhava no setor de tecnologia da informação e tinha a produção de cervejas artesanais apenas como hobby, porém buscava transformar aquele passatempo em trabalho. Em busca de investidores, conheceu seu atual sócio Diego Frata, empreendedor que gostou do projeto de produção de cervejas artesanais e os dois hoje tocam o bar e restaurante Mundo Cervejeiro – a casa que hoje abriga a micro-cervejaria TRIA. Com o mercado em alta e a concorrência acirrada, os sócios tiveram de se diferenciar e acabaram por adotar a produção artesanal como chamariz da casa.
Hoje, além dos cinco diferentes rótulos da TRIA produzidos no local – India Pale Ale, Blond Ale, Weizen, Porter e Brown Ale – eles fazem edições sazonais para atrair este público cada vez mais exigente. A artesanalidade também fica evidente no cardápio do Mundo Cervejeiro, que hoje conta com especialidades brasileiras, como linguiças caseiras, bolinhos de mandioca e pasteizinhos de angu.
“O Mundo Cervejeiro possui um cardápio diferenciado, que harmoniza com cada uma das cervejas que produzimos na casa”, conta Frank. “São muitas as casas que hoje trabalham com cervejas de rótulos artesanais, por isso, é preciso ir além da cerveja e acompanhá-la com pratos que tragam a brasilidade, a autenticidade e um real diferencial na hora de conquistar os clientes”, completa Diego.
Edson Gallo é o Chef responsável por esta harmonização de sabores. Ele conta que a aproximação com os clientes também é fundamental. “Hoje o cardápio do Mundo Cervejeiro traz um conceito de comida caseira, tradicional. O ambiente da casa e as cervejas TRIA dão o requinte ao local e às harmonizações”, explica.
O Mundo Cervejeiro bar e restaurante existe desde outubro de 2014 e de lá para cá, além das noites tradicionais de Happy Hour, o bar abrigou shows de blues, jogos de futebol e muitas confraternizações.
Sobre o Mundo Cervejeiro
Fundado em 2014, o bar e restaurante Mundo Cervejeiro é o lugar para amantes da boa cerveja. Lá é casa da marca TRIA, de fabricação própria e totalmente artesanal e com o cardápio, elaborado pelo Chef Edson Gallo. No Mundo Cervejeiro são produzidas as TRIA India Pale Ale, Blond Ale, Weizen, Porter e Brown Ale, além de cervejas sazonais. O bar também tem pratos com sabor caseiro como linguiças caseiras, bolinhos de mandioca e pasteizinhos de angu. Para mais informações, acesse: www.mundocervejeiro.com.br
Serviço
Mundo Cervejeiro – Bar & Restaurante
Avenida Miruna, 51 – Moema
Horário de Funcionamento
Terça à Quinta-feira, das 11:30 às 23:00
Sexta-feira, das 17:00 à 01:00
Sábado, das 12:00 à 01:00
Domingo, das 12:00 às 18:00
Almoço todos os dias.
Saiba mais em: www.mundocervejeiro.com.br