Para driblar os períodos de baixa na venda de cervejas, alguns meses possuem características que auxiliam as cervejarias na elaboração do seu portfólio, trazendo para o consumidor novas experiências.
É nesse ponto que surgem espaços para as cervejas sazonais, que são aquelas produzidas exclusivamente por um período de tempo determinado.
Estamos a alguns dias do Saint Patrick’s Day (dia de São Patrício) e as cervejas verdes começam a aparecer em festivais, brewpubs e até mesmo engarrafadas, uma referência criada na Irlanda. Já na Páscoa as cervejarias trabalham em cervejas com notas agudas de chocolate, maltes torrados e adjuntos como Cacau e Baunilha.
Com a chegada do inverno, os consumidores optam por cervejas mais escuras, com notas mais ousadas e teor alcóolico mais elevado, sendo característico o aumento das vendas de cervejas como Stout, Barley Wine, Portes, Imperial IPA entre vários outros estilos que praticamente completam a estação. Sem falar nas cervejas que passam por um processo de maturação longa em barris ou com especiarias que são uma excelente pedida em baixas temperaturas.
Em outubro temos a famosa Pumpkin Ale que é uma receita onde o cervejeiro trabalha o sabor da abóbora tema das festas de Hallowen.
As cervejas sazonais servem como alternativa para algumas cervejarias no Brasil, principalmente, pois, é no verão que se tem a maior parte das vendas do ano, que chegam a 40% de todo o volume em apenas 3 meses.
Com o mercado em baixa é a hora de se reinventar, onde os apreciadores continuam cada vez mais exigentes e em busca de novidades.
No meu caso, estamos elaborando com muito cuidado, a receita de uma Chocolate Porter, onde não se descarta a inclusão de adjuntos para deixar essa cerveja ainda mais especial.
A ideia é que até na páscoa tenhamos um lote de teste para degustação, com a possibilidade de ajustes da receita para uma nova oportunidade.
São essas características que fazem da cerveja artesanal um produto diferenciado, onde a cada dia são descobertos novos sabores, aromas que deixam a experiência ainda mais especial.
Be the first to comment on "A exigência do mercado e as cervejas sazonais"