Covil Dead Dog deixa de ser apenas taproom e vira brewpub

Cervejaria de Niterói reformou a casa pra ficar com a cara da marca e ter mais controle sobre a produção

O novo Covil da Cervejaria Dead Dog já está pronto para receber os bebuns de Niterói e região metropolitana do Rio de Janeiro. Reinaugurado no início de novembro de 2021, o espaço na Vila Cervejeira agora é um brewpub, ou seja, uma fábrica com bar, o que garante para os visitantes sempre a cerveja fresca, direto do tanque para o pub. Aberto de quinta a sábado das 17 às 23 horas, o espaço conta com torneiras de chope, comida e rock and roll, e reforça a identidade da marca local.

A ideia de transformar o Covil em um brewpub já era antiga. Nascida em 2014, a Dead Dog abriu seu bar em 2018 e Sandro Gomes, sócio da cervejaria, conta que desde então eles sabiam que o caminho certo era investir no espaço. “O dinheiro que gastaríamos para participar de grandes festivais seria muito melhor investido no Covil, em criar um local com a nossa cara, para receber todos aqueles que só querem boas cervejas e boa música, sem encheção de saco, nem guardanapos de pano”, explica.

Assim, o brewpub era a evolução natural da casa. Além de ter a grande vantagem de ficar próximo da produção e ter mais liberdade para criar novas receitas, o brewpub dá para a Dead Dog a possibilidade de receber o público em um ambiente próprio. “Passamos muito tempo com uma cervejaria com identidade forte, atuando no local dos outros, seja um bar ou um evento. Por melhor que fosse, nunca era a nossa cara”, comenta.

Cerveja sempre fresca

Existe um ditado cervejeiro que diz que o melhor lugar para se beber uma cerveja é onde você vê a chaminé da fábrica. Com o brewpub, os clientes da Dead Dog, mesmo sem chaminé, terão essa experiência sempre que visitarem o covil. “Saber que a cerveja é produzida num local e ‘viajou’ menos de dez metros até a torneira é algo f*da”, afirma Sandro.

Localizado na Vila Cervejeira de Niterói, um dos objetivos com o novo Covil é levar mais gente tanto para a Dead Dog quanto para a região, com muita cerveja e rock and roll. “Assim conseguimos manter a nossa característica local, fazendo com que as pessoas da cidade se identifiquem mais com a marca e saibam que não precisam ir muito longe para se divertir, comer e beber melhor.”

Novo visual e cozinha com a marca da Dead Dog

Para ter a cara que os bebuns fãs da marca estão acostumados, o Covil passou por uma ‘chapeação e pintura’ completa. Sandro ressalta que o local não é só mais um bar de cervejaria, é um espaço com a cara da Dead Dog, com grafites feitos por Davi Baltar. “Acho que somos uma mistura de bar de cervejaria, com junk yard e rock and roll”, afirma Sandro. A trilha sonora terá clássicos do rock e metal, além de uma agenda de shows pontuais.

O Covil também terá uma cozinha sempre aberta e com a cara da Dead Dog. O cardápio traz bons petiscos e sanduíches que representam bem a marca. “Se temos cervejas com personalidade, nossa comida precisa ter a nossa cara também.” Por exemplo, o picles, o molho buffalo e o creme de queijo são feitos na casa, a carne é feita com a MASSACRE, Black IPA da cervejaria.

Confira o cardápio do Covil Dead Dog:

– Sanduíche de carne desfiada preparada com MASSACRE, com um creme de queijo da casa e picles de pepino e cebola roxa da casa, em baguete especial da padaria Crosta, de Niterói;

– Nachos com creme de queijo da casa;

– Pão de alho na baguete da Crosta;

– Mac’n’Cheese com bacon e farofa de panko;

– Buffalo wings.

A atual capacidade de produção do brewpub é de 250 litros por brassagem, com três tanques de 500 litros cada. O Covil conta com seis torneiras, mas inicialmente está com três rótulos conhecidos: American IPA, com 5,7% de ABV e 46 IBU; Coffee IPA, versão com adição de café e 56 IBU; e MASSACRE, Black IPA com 8% de ABV e 87 IBU. Para o futuro devem ser criadas novas cervejas que ocuparão as demais bicas, junto com chopes convidados, que poderão ser bebidas direto da torneira ou levadas para casa em growlers enchidos em contra pressão.

Além disso tudo, o brewpub deve ajudar a Dead Dog a se consolidar no polo cervejeiro de Niterói e região. “Esperamos ser cada vez mais reconhecidos como uma cervejaria local e que tem um lugar bacana para receber os BEBUNS”, enfatiza Sandro.

SERVIÇO – COVIL DEAD DOG

Localização: Vila Cervejeira – Rua Professor Heitor Carrilho, 250, Centro – Niterói/RJ

Horários: de quinta a sábado, das 17 às 23 horas

Entrada: Gratuita

About the Author

Marcelo Doratiotto
Fundador do Homem Cerveja, blog e redes sociais que reúnem tudo sobre cerveja e seu universo: avaliações, eventos, lançamentos, onde beber, onde comprar, mercado da cerveja e as últimas novidades. Tudo isso de forma descontraída e nada técnica. Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil e cervejeiro caseiro.

Be the first to comment on "Covil Dead Dog deixa de ser apenas taproom e vira brewpub"

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.