Cerveja Corona leva a sustentabilidade para o campeonato mundial de surfe

Na etapa brasileira da maior competição de surfe do mundo, Corona quer engajar o público pela proteção dos oceanos; de volta ao campeonato, Medina participa de limpeza de praia ao lado de outros atletas da elite do esporte, como Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb

A tradicional etapa brasileira do campeonato mundial de surfe, a World Surf League (WSL), está chegando – de 23 a 30 de junho, a praia de Saquarema (RJ) receberá mais uma vez os melhores atletas do mundo. Como a primeira marca global de bebidas a receber a classificação de neutralidade em resíduos plásticos e patrocinadora do campeonato, Corona também quer convidar os surfistas e apaixonados pelo esporte a imaginarem um mundo sem plástico.

É por isso que, antes de dar show na água, um trio de representantes da elite brasileira do surfe foi convocada por Corona para fazer a diferença também na areia: no dia de hoje (22/06), o tricampeão e atual campeão do mundo Gabriel Medina, o atual líder do ranking global masculino Filipe Toledo e a estrela do surfe femininoTatiana Weston-Webb  lideraram uma ação de limpeza de praia em Saquarema, garantindo a preservação ambiental para que o mar continue sendo o protagonista por muitos campeonatos. A ação, que foi realizada em parceria com a ONG Mar Sem Lixo, retirou da praia resíduos descartados de forma irregular, especialmente lixo plástico.

“Eu cresci na praia, então essa relação com o mar faz parte da minha história e de quem eu sou – sempre na água e com os pés na areia me sinto em casa, não importa onde eu esteja. O surfe também é sobre isso, estar em harmonia com a natureza e cuidar dos paraísos para que eles continuem recebendo a gente de braços abertos”, conta Gabriel Medina. “Estou animado em estar de volta à Saquarema e feliz por poder ajudar participando dessa ação ao lado da Corona e dos meus amigos Filipinho e Tati”, completa.

As limpezas de praia materializam desde 2019 o compromisso de longa data de Corona pela preservação das praias e dos oceanos: a marca já realizou mais de 77 limpezas de praia pelo Brasil, percorrendo aproximadamente 7 milhões de m² de praia e retirando mais cerca de 17,5 toneladas de lixo da natureza. Há menos de um mês, Corona também anunciou que vai destinar ainda neste ano os recursos para que mais de 5 mil toneladas de plástico – o que representaria mais de 287 milhões de garrafas descartáveis de 500 ml, uma garrafa de plástico para cada long neck de Corona vendida no Brasil – sejam recicladas.

Na areia, onde tradicionalmente atuaria oferecendo ao público produtos da marca e outras experiências, a cerveja escolheu levar uma oportunidade de reflexão para quem estiver acompanhando as baterias: Corona criou uma grande instalação que, representando a Terra, mostra metade do planeta como deveria ser e a outra metade coberta pelo plástico, ilustrando uma preocupante visão do futuro caso a poluição plástica não seja combatida. A iniciativa integra a campanha 77Terras, que tem como mensagem o fato de que a Terra é uma “edição limitada” – a provocação é de que a humanidade não tem 77 versões do planeta para danificar ao continuar mantendo o alto consumo de plástico como está fazendo hoje. Durante o período, a cerveja ainda vai levar a sustentabilidade e o estilo de vida de Corona para a Casa OFF Flutuar, espaço apresentado por Corona que vai receber convidados para experiências exclusivas.

“Corona é uma cerveja que nasceu na praia e tem uma conexão profunda com a natureza. O surfe é um esporte que celebra o respeito e a relação de harmonia com o oceano, por isso é uma das modalidades que apoiamos”, conta João Pedro Zattar, head de marketing de Corona. “Mas para continuar apoiando o esporte, precisamos preservar nossos oceanos e a vida marinha. E a poluição plástica é um dos grandes problemas atuais, por isso todos são necessários e bem-vindos como aliados nessa causa”, complementa.

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Marcelo Doratiotto
Fundador do Homem Cerveja, blog e redes sociais que reúnem tudo sobre cerveja e seu universo: avaliações, eventos, lançamentos, onde beber, onde comprar, mercado da cerveja e as últimas novidades. Tudo isso de forma descontraída e nada técnica. Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil e cervejeiro caseiro.

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