Para os amantes das cervejas artesanais ou super premium como podemos dizer, eventos que enaltecem esse mercado e ajudam a disseminar a cultura cervejeira são sempre bem vindos, independente do tamanho e organização, são fundamentais para quebrar a grande barreira cultural que o brasileiro tem sobre a cerveja e trazer novos públicos para esse segmento que é tão apaixonante.
Como disse, independente do evento ser grande ou pequeno, há sempre pontos fortes e fracos a esclarecer ainda mais quando podemos fazer comparativos em relação ao ano anterior realizado no mesmo espaço.
O Degusta Beer é um evento de peso sim, não podemos ignorar isto, mas sempre há algumas ressalvas e acho que nossas críticas possam ser úteis, caso eles leiam (rs..).
Eu e Marcelo, há mais de 15 anos atuamos com marketing e eventos e temos um olhar crítico nesse sentido, sempre imaginando o que poderia ser melhor, mas falando do Degusta Beer de 2015 notamos que o evento foi reduzido no formato, o cronograma do evento foi colocado de quinta a sábado e haviam menos expositores do que no ano passado e também menos opções de alimentação, já a organização estava excelente isso percebemos em todos os cantos.
Com relação aos expositores, os grandes estavam presentes como sempre: Baden Baden, Bohemia, Petra, Eisenbahn, Paulaner, mas algumas pequenas que já fazem parte do cenários cervejeiro não deram as caras como BodeBrown, Urbana, Júpiter e Tupiniquim.
Em contra partida algumas novidades interessantes como a Cervejaria Lohn de Sta. Catarina, Votus de Diadema,Donna do Rio, Ihausen de Araquara e a Capitu de Sto. André, todas elas com produtos de alta qualidade e cervejas que honraram seus estilos ao qual tivemos o prazer de conhecer e bater um bato com seus respectivos donos ou colaboradores apaixonados como nós.
No quesito alimentação, acredito que houve um falha em não fazer mais parcerias com a galera dos Food Trucks para atender a demanda de um sábado lotado, pois no meio da tarde dos 5 pontos que abasteciam o eventos 3 já haviam encerrados as vendas, causando enormes filas para comer, pois não esqueçam cerveja abre o apetite e muito.
Uma Cidade como São Paulo há sempre a necessidade de termos mais eventos como esse, maiores e que eduquem o novo consumidor sobre o mundo cervejeiro e sua infinidade de sabores e opções, ampliando esse mercado que ainda é muito pequeno no Brasil, se compararmos consumidores entre cervejas industrializadas e artesanais (craftbeer) há um abismo gigante entre eles e isso tem que ser mudado pois queremos beber menos mas beber melhor.
No geral o evento foi muito bacana e divertido, e para quem nunca foi ou não conhece esse mundo verá que é um ambiente extremamente familiar, com pessoas de todas as classes e idades e expositores com empreendedorismo na veia, pois em um país com a nossa carga tributária e todas as barreiras, ser cervejeiro não é um trabalho é uma filosofia de vida.
Agradecemos muito ao pessoal da Organização e Imprensa Dinho Luiz e Denise Caravaggio por nos conceder a oportunidade de participar e poder colaborar com nossas sugestões e críticas com o objetivo de melhorar e fazer com o que o Degusta Beer seja um dos maiores e mais conceituado evento Cervejeiros do Brasil.
Que venha o próximo!