A cervejaria carioca viajou o país fazendo parcerias com outras cervejarias para criar sabores novos e inusitados da bebida. O resultado poderá ser conferido em uma grande festa no Butantan Food Park, no dia 03 de outubro
Uma bebida fermentada a partir do malte? Um lubrificante social? Afinal, o que é cerveja para você? Essa é a pergunta proposta pela cervejaria 2cabeças, do Rio de Janeiro. Bernardo Couto e Maíra Kimura, os cervejeiros da marca, viajaram durante o mês de agosto pela região sudeste com um proposta ousada: produzir cinco novas cervejas, de estilos diferentes, com cinco parcerias diferentes, em três estados. O resultado da empreitada será apresentado no Festival Repense Cerveja, a ser realizado no Butantan Food Park, no dia 03 de outubro.
Nesse dia, estarão disponíveis os rótulos criados em parceria com as cervejarias Penedon, 3cariocas, Cervejaria Nacional, Koala San Brew, Capa Preta e Aeon. Uma das cervejas criadas é a Gol da Alemanha, uma German IPA que faz referência à Copa do Mundo de 2014. Todas as cervejas estarão disponíveis ao longo do dia, se revezando nas torneiras. Além disso, estarão disponíveis também as criações “de linha” destas cervejarias. Serão mais de 15 rótulos disponíveis, com a presença dos cervejeiros para conversar com o público e explicar como cada cerveja foi criada. O valor do chope de 300ml será de R$ 12. Haverá também a opção de degustação: 3 doses de 100ml a R$ 15.
As receitas das criações inéditas estarão disponíveis no site da 2cabeças para quem quiser copiar. Para valorizar ainda mais as criações das cervejarias, a equipe do Butantan Food Park preparou harmonizações com diversos pratos disponíveis no parque gastronômico.
Os novos sabores
A primeira cerveja produzida nessa caravana foi uma potente American Wheat Wine com a 3cariocas. Ela terá 9,8% de álcool e 83 IBUs, com maltes de cevada e trigo, e mais flocos de trigo. Ainda leva doses generosas de Columbus, Citra e Amarillo para aroma. Uma cerveja especial de trigo? Pela legislação brasileira, não, pois ela tem mais de 25% de trigo, o que tira ela da categoria especial. Então ela se chamará #SQN, aquela hashtag de ironia que significa “só que não”. No Butantan Food Park, ela harmoniza com o frango oriental do Arte Cozinha.
Depois da #SQN, os cervejeiros da 2cabeças foram rumo a Belo Horizonte. Em Contagem, região metropolitana, produziram a Gol da Alemanha, uma German IPA com 7,1% e 71 IBUs, com sete ingredientes alemães e água brasileira. Os lúpulos Smaradg e Mandarina Bavária dominam o aroma da cerveja, adicionados na fervura e no dry hopping. Essa cerveja cai muito bem com o hambúrguer de cordeiro com maionese de hortelã do British Burger and Potato.
Dois dias depois, era hora de produzir com a Capa Preta e a Koala San Brew, ambas de Nova Lima/MG. A cerveja escolhida foi uma Sour Ale com Mirtilo, a Lactobluecilos. Com 6,4% de álcool, ela foi produzida com fermento saison e lactobacilos, trazendo acidez e complexidade para a cerveja. Para complementar essa cerveja, uma boa pedida é o Khao Pad vegetariano do Thaitai Brasil.
Dali, os cervejeiros pegaram a estrada rumo a São Paulo. Na Cervejaria Nacional, surgiu uma California Common defumada. O estilo híbrido é feito com fermento lager mas em temperatura de fermentação mais alta, típica de uma ale. Nos maltes, foram usados pilsen, caramelo e 15% defumado, dando um toque diferente para esta cerveja. O lúpulo Nothern Brewer completa a lista de ingredientes. Tudo isso fica muito bem com o sanduíche de porchetta do Mondiale.
A última parada foi em Penedo/RJ, para a produção de uma Brown Ale em parceria com a Penedon. Ela ficou com 6,1% de álcool e 35 IBUs. A coloração é marrom escuro, com maltes escolhidos para ressaltar aromas de nozes e chocolate ao leite. A sugestão de harmonização da Debrownismo são os churros de chocolate e doce de leite com amendoim torrado do Churros Tentação.
Agora, todas essas cervejas estão em fase de maturação, e vão estrear nos Festivais Repense Cerveja, no Rio e em São Paulo. No Rio, o festival será realizado no dia 26 de setembro, e em São Paulo, no Butantan Food Park, no dia 03 de outubro.
Serviço:
Festival Repense Cerveja no Butantan Food Park
Data: 03 de outubro, sábado
Horário de abertura: 11h às 22h
Endereço: Rua Agostinho Cantu, 47 – Butantã
Entrada franca, produtos à venda no local.
Confira as cervejas que estarão disponíveis no Repense Cerveja:
2cabeças + 3Cariocas: #sqn
2cabeças + Aeon: Gol da Alemanha
2cabeças + Koala San Brew + Capa Preta: Lactobluecilos
2cabeças + Nacional: Fogo de Palha
2cabeças + Penedon: Debrownismo
2cabeças + Freigeist: Rio de Colônia
2cabeças + Invicta: Saison à Trois
2cabeças: Funk IPA
2cabeças: Maracujipa
2cabeças: Hi5
3Cariocas: IPA nema
3Cariocas: Saison du Leblon
Aeon: Mangifera IPA
Capa Preta: Melon IPA
Koala San Brew BadMotorfinger
Cervejaria Nacional: Mula
Penedon: Helles
Penedon: Bauréti
Penedon: Serra da Índia
Sobre as cervejarias participantes do festival:
2cabeças: Primeira cervejaria cigana do Brasil e a idealizadora do Festival Repense Cerveja, a 2cabeças foi fundada em 2012 com o objetivo de levar as receitas e a critivades das panelas caseiras para o mercado. Assim surgiram clássico como Hi5 e Maracujipa, receitas ousadas e marcantes. A 2cabeças é carioca, e hoje atua em vários estados do Brasil, tendo quatro rótulos de linha, mas também sempre apostando em edições sazonais e colaborativas.
3cariocas: formada em 2014 por jovens cervejeiros caseiros do Rio de Janeiro, ela lançou a Session IPA Nema e recentemente a Saison do Leblon.
Capa Preta: comandada por Lucas Godinho, a Capa Preta produz diversos estilos de cerveja em Belo Horizonte, como ESB, Porter com frutas vermelhas, e a Mellon Collie IPA, que vem se destacando no mercado mineiro.
Koala San Brew: Nas pequenas panelas em Nova Lima, o cervejeiro Gustavo coloca em prática técnicas aprendidas por ele nos Estados Unicos, com bastante criatividade nas receitas inspiradas em estilos americanos.
Cervejaria AEON: a dupla Renato Buaiz e Luis Otávio Guimarães leva as idéias das panelas caseiras para a produção comercial, apostando numa linha de IPAs com delicioso aroma de manga. Assim, eles tem a Mangifera Session IPA, American IPA e Imperial IPA.
Cervejaria Nacional: Brew Pub instalado em Pinheiros, em São Paulo. Ela produz as cervejas dentro do bar, com diversos estilos em linha e sempre alguma novidade sazonal. A cervejaria investe numa identidade bem brasileira.
Penedon Brew Pub: Inicialmente especializado em carnes, este Brew Pub de Penedo começou a se destacar pela qualidade das cervejas produzidas na casa. Hoje são mais de 8 receitas próprias produzidas, caprichando em maltes defumados, envelhecimento em barril e outras técnicas que trazem muita personalidade às suas cervejas.
Sobre o Butantan Food Park:
Inaugurado em maio de 2014, o Butantan Food Park é um parque de alimentação a céu aberto, amplo (1400m²), com barracas, food trucks, trailers e outros veículos que vendem comida sobre rodas. Próximo ao metrô Butantã, tem acesso fácil para quem vai a pé, de biciucleta ou de carro. O projeto foi idealizado e produzido pela KQi Produções, comandada pelo produtor Maurício Schuartz e pela curadora Daniela Narciso. Com funcionamento diário, o Butantan Food Park oferece diversas opções de comida a preços justos, de sanduíches a crepes e tapiocas, passando por massas frescas, comidas mexicanas e indianas até doces e produtos artesanais, acompanhados de vinhos em taça, sucos gaseificados artesanais ou cervejas. Nas paredes, a arte é da artista plástica Sophia Skipka, que buscou inspiração no bairro para criar seu grafite colorido.
Sobre a KQi Produções:
Fundada em 2008, a KQi Produções especializa-se na estruturação, organização, viabilização e produção de projetos culturais e gastronômicos. Responsável pelo maior evento de gastronomia da cidade de São Paulo, o Chefs na Rua, a empresa conta com o expertise do produtor cultural Maurício Schuartz e da chef Daniela Narciso. Com know-how em Produção Cultural e vasta experiência em captação de recursos, a KQi Produções ajuda artistas na difícil tarefa de colocar seus projetos na rua. Ao mesmo tempo, trabalha junto a diversas empresas moldando projetos que se encaixem na sua proposta de marketing, utilizando assim a cultura como difusor positivo de marcas, conceitos e filosofias corporativas.
Be the first to comment on "Butantan Food Park recebe o Festival Repense Cerveja, da cervejaria 2cabeças, com cervejas inéditas"