Cada vez mais as cervejas artesanais têm ganhado espaço no paladar brasileiro e se tornado destaque nos restaurantes e bares de todo o País. Com um crescimento de 20% a 30% ao ano, segundo a Associação Brasileira de Microcervejarias (Abracerva), é comum encontrar locais com cartas especializadas e menus harmonizados, tanto que a nova tendência é unir duas preferências nacionais e aproveitar o máximo de sabor: a cerveja e os doces, principalmente chocolate.
O estilo Stout marcado pelas notas de caramelo e cacau combina perfeitamente com o chocolate por conta dos sabores tostados que lembram café. “Isso acontece porque os sabores se equivalem e proporcionam uma ótima sensação no paladar. A Nostradamus, por exemplo, que é uma Stout profundamente escura, com notas de café, toffee e chocolate harmoniza muito bem com um petit gateau ou uma torta de chocolate”, explica o cervejeiro da Dortmund Bier, Marcel Longo.
Outra combinação interessante são as cervejas de trigo que não passam pelo processo de filtração e pedem sobremesas de médio corpo como doces a base de banana. É o caso da Linderhof, uma cerveja de trigo clara, de alta fermentação do estilo German Weizenbier que combina com banana flambada ou torta de banana.
“Uma boa dica para harmonizar cerveja artesanal com sobremesa é prestar atenção na composição e na receita em si. Geralmente cervejas com café e chocolate combinam com chocolate, com canela vai muito bem com receitas que levam o ingrediente e assim por diante”, explica.
Sobre a cervejaria artesanal Dortmund Bier
Fundada em 2011 no circuito das Águas Paulistas, em Serra Negra, a cervejaria Dortmund Bier surgiu para satisfazer até os mais exigentes apreciadores de cervejas artesanais. Com equipamentos de última geração, utilizando as mais tradicionais técnicas cervejeiras e uma seleção rigorosa dos ingredientes possui oito rótulos fixos em seu portfólio. Além das cervejas em parceria com as bandas Matanza e Ratos de Porão, com o chef Henrique Fogaça e com músico e apresentador João Gordo.
Be the first to comment on "Cerveja artesanal e sobremesa, a nova tendência em harmonização"