Em meio ao fechamento de mais de três mil empresas em Mato Grosso em 2016, um empreendimento cuiabano comemora seu primeiro ano com expansão de estrutura e de vendas. A Cervejaria Louvada aumentou em 400% sua produção de bebida artesanal em pouco mais de 15 meses de funcionamento e o quadro de funcionários que começou com apenas um, hoje já tem 16. Entre os investimentos recentes, estão a expansão de um galpão para armazenar o estoque e a compra de novos tanques que irão aumentar em 30% a produção nos próximos meses.
O brasileiro consome em média 62 litros de cerveja por ano e só em Mato Grosso foram arrecadados mais de R$ 47 milhões com a tributação de bebidas em 2016. Preferência para mais de 60% da população, a cerveja se tornou a cara das noites cuiabanas, para relaxar e também amenizar o calor da cidade, o que resultou no crescimento da primeira cervejaria mato-grossense, que já começou a ampliar o espaço físico para atender a demanda.
Com 50 pontos de venda e distribuição e presente em 16 municípios, a empresa se destaca por fabricar cinco tipos de cervejas artesanais (Pilsen, Witbier, Indian Pale Ale, American Pale Ale e Weiss), que são mais encorpadas, com mais cheiro e sabor, ideais para pessoas que gostam de experimentar novas sensações ou até para os apreciadores oficiais de cervejas caseiras.
“A aceitação da marca no mercado foi a melhor possível, o que mostra que estamos no caminho certo. Nossa meta agora é dobrar a produção e estar em todos os municípios. Já começamos a aumentar nossa fábrica e, em um futuro próximo, precisaremos de outra sede”, afirma um dos proprietários da Louvada, Ygor Quintela.
Em 2017, os sócios Gregório Ballarotti, Ygor Quintela, Fernando Zanetti, Rafael Mandu, Paulo Fortunato e Carlos Rezende apostam na parceria com a Benedita, uma cerveja cuiabana que possui entre seus ingredientes o doce Furrundu e passa a ser produzida em Cuiabá (antes a produção ocorria no interior de São Paulo). O objetivo do trabalho em conjunto é aumentar a área de atuação e nos próximos anos vender as cervejas em outros estados.
“Para a Benedita é uma outra etapa. Antes a logística era complicada, porque precisávamos levar o Furrundu para São Paulo e trazer as cervejas engarrafadas. A realidade agora é outra, com fabricação local e uma cerveja de fato 100% cuiabana”, enfatiza um dos criadores da Benedita, o jornalista Rodrigo Vargas.
O primeiro evento do calendário da Louvada em 2017 é o St. Patrick’s Day (em português, Dia de São Patrício), que comemora o dia do padroeiro irlandês, com o tradicional chopp verde e outros tipos de cerveja artesanal. A festa acontece no Centro de Eventos do Pantanal, no dia 18 de março, a partir das 17 horas.
Fotos: Emanuelle Rigoni
Be the first to comment on "Cervejaria cuiabana aumenta em 400% a produção em um ano"