A Fosfato, agência de design sediada em Belo Horizonte, com 22 anos de mercado, e a Novo Brazil Brewing, cervejaria americana de alma brasileira, ganharam três medalhas de ouro no World Beer Awards (WBA), um dos maiores concursos mundiais do setor cervejeiro, que conta com a participação de todas as grandes companhias do mundo. A entrega do prêmio aconteceu em Londres, na histórica Honorable Artillery Company. A Fosfato planejou e criou todo o brand da Novo Brazil Brewing Co, cervejaria instalada em Chula Vista, no Sul da Califórnia (EUA), dos sócios-proprietários Miguel Carneiro e Ustane Pedras, responsáveis pela fundação da mineira Wäls, comprada pela Ambev. Os rótulos criados pela Fosfato receberam medalha de ouro como o melhor design do mundo e dos EUA, em 2017, e foi a primeira vez que a agência entrou na competição. A Fosfato lançou mão de uma implosão de cores, referências da fauna e flora do Brasil e menções a artistas plásticos como Volpi, Romero Brito e Beatriz Milhazes. Dos traços marcantes surgiram os rótulos das latas das cervejas Otay e Ipanema e do traço feito à mão, a ilustração para a garrafa Corvo Negro.
Foram muitos estudos, quase um ano de pesquisa e trabalho até chegar à marca e embalagens atuais. Afrânio Silveira, diretor de criação da Fosfato, destaca a importância da identidade visual para os produtos: “A primeira impressão, muitas vezes, é a que fica e guia o interesse e as expectativas do consumidor. Um rótulo bonito, coerente com o que o produto quer transmitir, é o primeiro passo para uma experiência sensorial diferenciada e incrível”. As cores vivas, a sensação de alegria e descontração impressas nos rótulos foram os atributos, somados ao sabor e aromas únicos, que fizeram com que a Novo Brazil conquistasse o público norte-americano, canadense e europeu. “Conseguimos criar uma identidade para uma cervejaria internacional com alma brasileira”, destaca Afrânio.
O grande diferencial está na visão dos empresários Miguel Carneiro, Ustane Pedras e Eduardo Pentagna (CEO da Novo Brazil) que sabem a importância de investir certo. “A cada novo lançamento, tudo é pensado e planejado, sabemos da importância que a embalagem tem para o sucesso de nossas cervejas. O reconhecimento da qualidade no ponto de venda é notório. Todos os dias recebo elogios no nosso Tasting Room, aqui em Chula Vista”, ressalta Eduardo Pentagna. “A cara que damos para os nossos produtos é tão importante quanto a qualidade das nossas receitas”, diz Miguel Carneiro. Logo no seu segundo ano de vida, a Novo Brazil já conquistou prêmios importantes como World Beer Cup (EUA) – 2016 , medalha de Bronze, com a Corvo Negro, na categoria: British-Style Imperial Stout. Neste ano, além das premiações com o design, a Novo Brazil também foi reconhecida com medalha de ouro, pelo WBA, como a melhor cerveja escura do mundo, com a cerveja Cookie Mucher.
A Fosfato já imprimiu sua competência criativa em outros projetos do segmento cervejeiro. Ela é responsável pela criação do nome Wäls, da primeira marca e do conceito da atual, tendo desenvolvido os principais rótulos da cervejaria. Inclusive, o rótulo da Wäls Dubbel, eleita a melhor cerveja do mundo em 2014. Os rótulos mais recentes são a Couvert Carneiro e a Wäls Evita. A empresa atua nos segmentos de saúde, hotelaria e restaurantes, indústrias e construtoras. Ao longo dos 22 anos de mercado, a Fosfato se consolidou como agência de publicidade, design gráfico e hoje é uma das principais produtoras de Apresentações Digitais de Minas Gerais.
Ficha técnica:
Direção de Criação: Afrânio Silveira
Briefing: Miguel Carneiro
Direção de arte e Ilustrações: Diogo Pavan
Design Gráfico: Renato Mendes
Finalização: Adalberto de Paula
Tráfego: Patrícia Viana
Aprovação: Miguel Carneiro e Eduardo Pentagna
Be the first to comment on "Agência de design brasileira recebe prêmio mundial no setor cervejeiro"