Ambev amplia apoio e profissionaliza cooperativas de recicláveis

AMBEV RECICLA

Ainda em 2015, 53 instituições em 11 estados poderão participar do Programa de Excelência do Ambev Recicla

 AMBEV RECICLAJulho de 2015 – Até o fim do ano, a Ambev vai ampliar para 53 o número de cooperativas de materiais recicláveis que fazem parte do Ambev Recicla, projeto que reúne as iniciativas da companhia voltadas ao descarte correto e à reciclagem de embalagens pós-consumo. Atualmente, 49 instituições fazem parte do projeto. Para profissionalizar ainda mais o trabalho das associações de catadores, a empresa desenvolveu o PEX-R – Programa de Excelência em Reciclagem do Ambev Recicla, específico para esses empreendimentos solidários.

O PEX-R reúne um conjunto de melhores práticas para orientar, acompanhar e melhorar a gestão financeira, operacional e de pessoas das cooperativas. “Um dos principais objetivos do Ambev Recicla é contribuir para o aumento da reciclagem no país por meio da inclusão social e da geração de renda para os catadores. Para isso, o trabalho precisa ser executado com técnicas eficientes de gestão, qualidade e segurança. E é isso que o nosso Programa de Excelência garante”, afirma Simone Veltri, gerente de relações socioambientais da Ambev.

Por meio do  PEX-R,  a Ambev e as assessorias técnicas contratadas acompanham  de perto a atuação das cooperativas e medem o seu desempenho. Após analisar um conjunto de indicadores, cada associação recebe uma nota. A evolução dessa pontuação indica o quanto a instituição tem melhorado seus processos de trabalho e resultados. A cooperativa Viva Bem, por exemplo, localizada na Zona Oeste do município de São Paulo,  obteve um crescimento de mais de 55% na sua nota ao final de 2014, após a implementação do plano de ação e realização de investimentos.

Já a Asmare, de Belo Horizonte, apresentou um crescimento de 36%  ao final de 2014. A cooperativa alcançou uma renda média de R$ 1.601  por cooperado – quase o triplo da renda média nacional das cooperativas segundo o IPEA. O Programa de Excelência também contempla um conjunto de orientações baseadas em legislações, normas e pesquisas acadêmicas para garantir melhor execução do trabalho com vistas no aumento da receita das associações e da renda dos catadores. No Programa há, por exemplo, boas práticas de administração, segurança no trabalho, comercialização e produtividade.

O PEX-R ainda auxilia as cooperativas a encontrar lacunas operacionais e criar planos de ação para resolvê-las. “As orientações do Programa de Excelência ajudam as associações na organização administrativa, no ordenamento do espaço de trabalho, no treinamento de pessoas e até no diálogo e na relação com agentes das comunidades onde atuam”, completa Simone.

Em 2015, o Ambev Recicla atuará em parceria com cooperativas em 11 Estados brasileiros: São Paulo, Amazonas, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará e Alagoas. Entre as ações promovidas estão: melhorias na gestão e na infraestrutura, doação de equipamentos, estímulo à atuação em rede com outras cooperativas e facilitação do acesso à indústria recicladora.

O programa também atua por meio de ações de educação ambiental, instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos e no desenvolvimento de embalagens sustentáveis. Desde que foi criado, em 2011, o Ambev Recicla já realizou 320 iniciativas de educação ambiental, impactando cerca de 35 mil pessoas diretamente e outras 400 mil indiretamente.  Atualmente com 14 PEVs no Brasil e investimentos em diversas cooperativas, o projeto possibilitou que mais de 13.400 toneladas de resíduos fossem recicladas em 2014.

Sobre o Ambev Recicla

Em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Ambev Recicla é uma plataforma que reúne as iniciativas da companhia voltadas ao descarte correto e à reciclagem de embalagens pós-consumo. O programa beneficia consumidores, cooperativas, sociedade e meio ambiente. Criado em 2011, o Ambev Recicla reestruturou todas as ações de reciclagem que a Ambev já realizava desde 1985. Hoje, os projetos se dividem em cinco eixos de atuação: (1) educação ambiental, (2) apoio às cooperativas, (3) pontos de entrega voluntária (PEVs) de resíduos, (4) fomento ao movimento reciclagem e (5) embalagens sustentáveis. Atualmente, o Ambev Recicla contribui para o desenvolvimento de cooperativas em diversos estados do país por meio de melhorias na gestão e infraestrutura e doação de equipamentos e facilita o acesso à indústria recicladora,  visando o aumento na geração de renda dos catadores. O Ambev Recicla também é responsável pelo desenvolvimento da primeira embalagem PET 100% reciclada do Brasil: a garrafa de Guaraná Antarctica 2 litros.

About the Author

Marcelo Doratiotto
Fundador do Homem Cerveja, blog e redes sociais que reúnem tudo sobre cerveja e seu universo: avaliações, eventos, lançamentos, onde beber, onde comprar, mercado da cerveja e as últimas novidades. Tudo isso de forma descontraída e nada técnica. Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil e cervejeiro caseiro.