Aprovada na ALERJ a lei que cria o Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo

cerveja artesanal brasil

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou no dia 24/04/2018 o Projeto de Lei 3308/2017, que cria o Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo. O PL também estabelece a realização, em Nova Friburgo, da Festa Anual da Cerveja Artesanal do Estado do Rio de Janeiro. Festa essa que terá sua primeira edição em maio de 2019, realizada pela Beer Alliance em parceria com outras entidades empresariais da região.

Esse projeto de lei foi uma demanda a Beer Alliance e da ACIANF, que foi prontamente atendida pelo Deputado Wanderson Nogueira que apresentou o projeto em co-autoria com os Deputados André Ceciliano, Rafael Picciani, Waldeck Carneiro, Comte Bittencourt. Gilberto Palmares, Luiz Martins e Jorge Felippe Neto.

Segundo o Deputado Wanderson Nogueira, “Esse polo é fundamental para a região e abrange todo a Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios. Gera uma grande oportunidade para o crescimento da produção da cerveja artesanal, onde Nova Friburgo hoje já destaca. Também se destacam os municípios de Duas Barras e Santa Maria Madalena. Além disso, cria oportunidades para outros setores como a agricultura local que começa a produzir o lúpulo”.

Sergio Paiva, Diretor Executivo da Beer Alliance, destaca que “Esta lei reconhece os esforços, a dedicação e a criatividade dos empreendedores locais. Ela é um importante instrumento que amplia os horizontes e acelera o desenvolvimento da indústria cervejeira regional, na medida que permite ao estado e aos municípios criarem projetos e programas em prol do setor, além de permitir a criação de incentivos.”

De acordo com Flávio Stern, Presidente da ACIANF, “O setor cervejeiro é um forte indutor do desenvolvimento de outras atividades, em especial do setor Turístico, uma vez que amplia a oferta de atrativos e de experiências a disposição daqueles que visitam a região.”

O PL Estadual estabelece como integrantes do Polo, além de Nova Friburgo, os municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e São Fidélis.

Essa região conta com 26 marcas em operação, sendo que destas 12 são fábricas, com uma capacidade instalada para produzir mais de 120.000 litros por mês. É uma atividade em expansão e novos projetos não param de surgir, inclusive na produção de matérias-primas e fornecimento de insumos para o setor.

Be the first to comment on "Aprovada na ALERJ a lei que cria o Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo"

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.