Não é de hoje que as empresas fazem uso das redes sociais e de plataformas colaborativas para desenvolver produtos e serviços, mas até então eu desconhecia uma cerveja que tivesse sido desenvolvida com a participação de internautas através do Twitter.
O conceito de Crowdsourcing já é bastante aplicado no meio digital e segundo o Wikipédia “O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários, geralmente espalhados pela Internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias, assim como também para gerar fluxo de informação.”
Nem sempre esses processos colaborativos resultam em bons produtos e serviços, e o mercado tem alguns exemplos como o da Fiat com o projeto Fiat Mio (Veja Aqui) que na minha opinião é uma bizarrice que nunca vai efetivamente chegar ao mercado.
Os seguidores da marca no Twitter e de outras redes sociais foram convidados a participar da criação dessa cerveja e tiveram a oportunidade de escolher cada um dos ingredientes dessa Escocesa.
Os amantes de cerveja em sua grande maioria não são adeptos das geladas sem álcool, e pelo jeito os seguidores da BrewDog também não, tanto que a opção foi por uma graduação alcoólica de 7.4% relativamente elevada para os padrões de mercado.
Vamos a ficha técnica dessa Social Beer.
País de Origem: Escócia
Cervejaria: BrewDog
Estilo: American Brown Ale
Álcool (%): 7.4% ABV
Ingredientes: Lúpulos neo-zelandês Nelson Sauvin, Motueka e Pacific Gem, outros ingredientes como chips de carvalho e avelãs.
Temperatura: 8-12 °C
Copo ideal: Taça ou Pint
Preço: Em média R$ 18,00
Onde Comprar: Para ser sincero não me recordo onde comprei essa, mas não é dificil encontrar em lojas especializadas, pela internet ou no próprio bar da BrewDog em São Paulo.
Minha primeira experiência com uma BrewDog não foi das melhores, tomei a BrewDog HardCore e achei extremamente amarga, pelo menos para o meu gosto.
Já a Mashtag é bastante agradável, creio eu, fruto da colaboração dos apreciadores da marca que conseguiram produzir uma cerveja escura, do tipo American Brow Ale com espuma curta e pouco densa para ser bebida em temperatura relativamente elevada. Pouco amarga e com notas de amêndoa. Não sou um grande apreciador de cervejas escuras mas essa me surpreendeu e valeu a compra.
A BrewDog agora conta com um Bar em São Paulo que é o primeiro fora da Europa. Na minha opinião as cervejas deram uma sumida das prateleiras devido a inauguração do bar.
O vídeo abaixo mostra um pouco sobre o Bar, apesar do dono da bagaça aparentemente estar meio breaco.
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BrewDog São Paulo
Rua dos Coropés, 41, Pinheiros – São Paulo
Site
Conclusão: Internet e cerveja = Bom Resultado