Campanha usa humor do Porta dos Fundos para falar de sustentabilidade – (SP)

Campanha

Ação faz parte de movimento em prol do consumo consciente

Como centro da campanha de Carnaval “Quem curte natureza e diversão cai na folia de latinha na mão”, criada pelas agências Edelman e Banana BR para o movimento Vá de Lata, a sequência de dois vídeos gravados com o Porta dos Fundos é a prova de que é possível falar de sustentabilidade de uma forma leve e divertida. O Vá de Lata é um movimento criado pela Ball, maior fabricante de latas de alumínio do mundo, para conscientizar sobre as vantagens da embalagem mais amiga do meio ambiente: as latinhas de alumínio.

A esquete se passa em um bloco de Carnaval e a lata, interpretada por Rafael Infante, se mostra muito mais “atraente e sedutora” do que a garrafa de vidro, interpretada por Pedro Benevides, o Bené do Porta dos Fundos. O roteiro foi criado baseado no fato de que a embalagem de alumínio é a mais reciclada do Brasil, com uma taxa de reciclagem de 97,3% no país, enquanto a garrafa tem um índice de cerca de 47%. Entre muitos motivos está o valor da sucata do alumínio ser 26 vezes maior que a do vidro, o que faz com que a lata, inclusive, subsidie a coleta de outros materiais.

“O nosso objetivo é aproveitar o momento do Carnaval, em que o consumo de lata aumenta, para propor uma reflexão sobre escolhas sustentáveis. Optando pela lata, o público consome a bebida preferida em uma embalagem 100% e infinitamente reciclável e que, se descartada corretamente, volta ao mercado em apenas 60 dias. Esse fato, inclusive, foi o que deu origem a uma das frases da campanha: “Me dá um amasso que eu volto em 60 dias”, explica Thais Moraes, gerente de comunicação da Ball América do Sul.

Para reforçar as mensagens da campanha, o roteiro utilizou a mesma linguagem divertida e descontraída do Carnaval para abordar a preservação do meio ambiente de uma forma bem-humorada.

Sobre a campanha
“Quem curte natureza e diversão, cai na folia de latinha na mão” é o mote da campanha de carnaval do Vá de Lata, movimento criado pela Ball Corporation, maior fabricante de latas de alumínio do mundo. O objetivo da campanha é propor uma reflexão sobre escolhas de consumo e mostrar, de forma descontraída, quais são os benefícios da embalagem mais amiga do meio ambiente: a latinha de alumínio.

As ações da campanha começaram desde o Réveillon, onde os influenciadores Thaynara OG, Foquinha e Marcos Veras receberam latinhas de presente, as descartaram corretamente e agora vão reencontrá-las recicladas exatamente 60 dias depois, durante o Carnaval. O movimento Vá de Lata estará presente nos maiores carnavais do Brasil, reciclando o resíduo descartável da Sapucaí (RJ), agitando o bloco Galo da Madrugada (PE) e o Bloco Du Brasil, com Carlinhos Brown e Timbalada (SP).

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