Cerveja, a bebida que é a “cara do brasileiro” e de Mato Grosso

Cervejaria Louvada

Cervejaria LouvadaO Brasil tem uma história de verdadeira paixão pela cerveja. Recentemente a bebida foi eleita “Cara do Brasileiro”, com 60% da preferência dos entrevistados. Esse status se traduz na terceira posição no ranking mundial de produção, atrás apenas de China e Estados Unidos, e numa posição de destaque em relação ao consumo. Nesse universo, as cervejarias artesanais e as microcervejarias têm experimentado um momento especial, com crescimento tanto na produção como na oferta de tipos e novas marcas do produto.

A Cervejaria Louvada, que chega ao mercado mato-grossense neste mês de novembro, é um bom exemplo. Resultado da visão empreendedora dos jovens Gregório Ballarotti (32), Ygor Quintela (35), Fernando Zanetti (31), Rafael Mandu (31) e Paulo Fortunato (27), a fábrica situada em Cuiabá dá a largada com três tipos consagrados de cerveja, a Pilsen, a Weiss (Weissbier) e a American Pale Ale (APA), com previsão de expansão para oito estados diferentes. O diferencial é uma seleção especial de ingredientes que garante aromas e sabores surpreendentes.

A capacidade instalada da indústria é de 20 mil litros por mês. Num primeiro momento, a Louvada será disponibilizada em 40 pontos de venda de Cuiabá – principais restaurantes, bares e conveniências. O consumidor também contará com a facilidade do serviço delivery de barris de chopp. A meta, segundo seus diretores, é levar a Louvada a 100 pontos de venda com 40 dias depois do lançamento.

Produção e consumo no país

A Louvada passa, então, a engrossar uma estatística crescente. De acordo com o anuário 2014 da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), o país produziu 13,5 bilhões de litros de cerveja em 2013, boa parte desse total para consumo interno. Um mercado que, de acordo com especialistas, tem um grande potencial de crescimento. Hoje o consumo é de aproximadamente 70 litros anuais por pessoa, praticamente a metade do que consome o líder do ranking, a República Tcheca, onde a relação é de 149 litros, seguido da Áustria e Alemanha com pouco mais de 100 litros.

Enquanto a classe C opta pelas grandes marcas, as classes A e B buscam produtos que apresentem diferenciação, característica das cervejas artesanais. Mas se verifica um crescimento do interesse pelas chamadas cervejas especiais, fazendo com que as micro cervejarias e importadoras ocupem um importante espaço no mercado nacional. Segundo a CervBrasil, as artesanais, as importadas e as industriais de categoria premium, que hoje ocupam 5% do mercado, têm previsão de dobrar as vendas nos próximos cinco anos.

Cerveja também é saúde

O consumo tende a aumentar à medida que os benefícios, diretos e indiretos, do consumo moderado de cerveja são destacados por especialistas e pesquisadores. De acordo com informações do anuário 2014 da CervBrasil, a bebida possui ótima capacidade antioxidante devido a compostos fenólicos existentes no malte e no lúpulo. Ajuda na manutenção de níveis saudáveis do colesterol total no sangue, na melhora da hipertensão e de marcadores de inflamação; auxilia na reidratação corporal, além de proteger contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Estudo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Cardiovascular (CSICICCC) de Barcelona mostrou que o consumo moderado de cerveja é capaz de reduzir a cicatriz no coração provocada por um infarto agudo do miocárdio, possibilitando uma melhora global no funcionamento do órgão após o ataque cardíaco. Outra investigação desenvolvida pela instituição espanhola detectou que quem consome cerveja moderadamente todos os dias têm barriga e índice de massa corporal (IMC) bem menores do que aqueles que são abstêmios ou bebem ocasionalmente.

O trabalho também apontou que esses consumidores se exercitam mais e têm hábitos alimentares melhores; possuem, portanto, melhor HDL (colesterol bom). Composta basicamente por água (95%) e com baixo teor alcoólico (entre 4% e 8%), a cerveja é a bebida que apresenta o menor valor calórico dentre as bebidas alcoólicas. Se comparada ao vinho tinto, a cerveja possui menos calorias; cerca de 90 kcal para cada 200 ml, ao contrário do vinho, que tem 150 kcal para a mesma quantidade.

Por fim, a cerveja ainda favorece o equilíbrio gastrointestinal, pois são inseridos probióticos nas bebidas durante a sua produção, evitando em 40% o aparecimento de pedras nos rins e aumentando o “bom” colesterol em até 4%.

About the Author

Marcelo Doratiotto
Fundador do Homem Cerveja, blog e redes sociais que reúnem tudo sobre cerveja e seu universo: avaliações, eventos, lançamentos, onde beber, onde comprar, mercado da cerveja e as últimas novidades. Tudo isso de forma descontraída e nada técnica. Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil e cervejeiro caseiro.

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