Os números dizem que sim, mas precisa preparo, investimento, ousadia, paciência e muito trabalho.
Agora pouco li dois artigos interessantes sobre o panorama do crescimento do mercado nacional no segmento cervejas especiais ou artesanais e sobre o negócio em si, ao qual temos um cenário favorável e muito espaço para ser explorado, porém devemos considerar as seguintes barreiras para o start na hora de investir em uma micro cervejaria ou ampliar o volume de produção e não podemos deixar de considerar as seguintes questões:
1) Alta carga tributária tanto no processo de importação de insumos, quanto no processo fiscal da empresa, ao qual podemos considerar que o produto final chegará com valor 3 vezes maior do que as cervejas industrializadas das grandes marcas, tendo uma carga de 40 a 60% de impostos.
2) O processo de investimento deve ser contínuo, para o aprimoramento, ampliação para atender a demanda, diversificação na produção, melhoria no processo logístico, construção de novos pontos de produção para atender demanda local. criar pontos de entretenimento ligados a marca, ou seja, precisa de fôlego, muito fôlego para superar as adversidades e intercorrências que fatalmente virão.
3) Entender bem seu cliente e ter o conhecimento profundo que mais do que o produto é a forma como ele chegará na percepção dele. A construção da marca é um processo que vai pelos detalhes em toda a cadeia produtiva.
4) Paciência e perseverança, é um negócio que precisa de tempo de maturação assim como uma boa cerveja não fica pronta da noite pro dia, não espere resultado positivos a curto prazo, é necessário um aprendizado constante sobre este mercado, o produto e seu movimento, pois apesar de tímido o mercado nacional vem crescendo em um ritmo razoável e a concorrência estará na sua porta para lhe tirar consumidores.
5) Se você é apaixonado por cerveja e pela sua fabricação, é fato que irá colocar a sua personalidade no sabor, tenha em mente que essa sua forma de fazer é o que fará a diferença, tendo um produto único e diferenciado e é isto que o mercado quer, porém a ambição não pode falar mais alto que a autenticidade, pense bem antes de aceitar propostas de investidores que querem retornos rápidos e massificar o produto, ao qual todo o brilho e charme possam ir embora e a sua cerveja será mais uma apenas e não “a cerveja”.
Entendendo bem essas questões, arrisque, viva e faça. O melhor sonho é aquele que deixa de ser sonho. Abaixo segue os indicadores que peguei do artigo publicado na Isto É – Oportunidade e Negócios: