Produzida pela Cervejaria Campinas, a Forasteira teve seu lançamento no 2o maior festival do mundo dedicado à bebida e já levou bronze com as suas cerevejas Forasteira American Amber Ale e American Wheat.
Concorrendo com mais de dois mil rótulos de 390 cervejarias de todo Brasil, a nova cerveja da Cervejaria Campinas, a Forasteira, levou o terceiro lugar em duas categorias. O concurso que aconteceu durante o Festival Brasileiro de Cerveja, realizado entre 4 a 11 de março, é o segundo maior do mundo em volume de inscrições, ficando atrás somente do americano World Beer Cup.
A Forasteira foi desenvolvida pelo mestre cervejeiro Carlos Alberto Colombo, com mais de 25 anos de experiência, e tem quatro estilos, todas inspirados na escola americana de cervejas: American Lager, a American Amber Ale, a American IPA e a mais nova, American Wheat.
“Estamos muito felizes por conseguir lançar nossa primeira família de cervejas – a Forasteira – e já conseguir uma premiação tão importante. A Cervejaria Campinas tem apenas um ano e esse resultado mostra nosso comprometimento em produzir uma cerveja artesanal de excelente qualidade”, conta Ladir Almada Neto, sócio da empresa.
Neste ano, o estado de São Paulo foi representado por 71 amostras e ficou em segundo lugar em maior número de inscrições, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul que levou ao concurso 79 rótulos. Santa Catarina ficou em terceiro, com 51 amostras.
Para avaliar todas as cervejas inscritas foram reunidos 61 jurados de 20 países diferentes, como Bélgica, Estados Unidos, Holanda, França, Argentina, Itália, Suécia e muitos outros. A Forasteira levou bronze com as cervejas American Amber Ale e American Wheat.
História
O mestre cervejeiro da Cervejaria Campinas, Carlos Alberto Colombo, começou sua carreira quando a arte de fabricar a bebida ainda era algo restrito às grandes cervejarias, em 1991, na sua própria casa.
Conforme o tempo passou, sua paixão pela bebida aumentou e então Carlos Alberto foi trabalhar como cervejeiro em uma grande choperia em Campinas, que tinha sua produção em Curitiba. Nesta choperia aprendeu técnicas e desenvolveu algumas habilidades que mais tarde o ajudaram a fundar sua primeira fábrica em Piracicaba, onde atuou por 15 anos.
Há pouco mais de um ano, o mestre cervejeiro, junto do irmão João Paulo Colombo e mais um amigo, Ladir Almada Neto, e resolveu abrir uma nova fábrica em Campinas, que carrega o nome da cidade e já está presente em mais de 40 bares, pubs, restaurantes e empórios de Campinas e Região.
“Nosso objetivo é produzir, em Campinas, uma cerveja nobre, com ingredientes selecionados, na sua maioria importados, com procedência garantida e que dialogue com as melhores bebidas do mundo. Iniciamos com a família Forasteira, de cervejas da escola americana. A premiação mostra que estamos no caminho certo e não vamos parar por aqui”, conta Carlos.
Reality Show Cervejeiro
Em uma ação bastante diferente, a Cervejaria Campinas produziu um reality show com quatro duplas, formadas por cervejeiros experientes e leigos para criar uma cerveja inédita. O reality conhecido como #minhaprimeiracerveja foi exibido em episódios no YouTube e deu aos vencedores além da experiência de produzir sua primeira cerveja artesanal com ajuda de um profissional, todo o apoio da fábrica para produzir alguns lotes do produto vencedor.
Confira todos os episódios do reality: http://minhaprimeiracerveja.com.br/reality-beer-show/
Be the first to comment on "Cerveja campineira é premiada no segundo maior concurso de cervejas do mundo"