Baden Baden Chocolate mostra como a harmonização entre cerveja e chocolate pode ser acessível e cheia de personalidade
A combinação de cerveja e chocolate pode parecer, à primeira vista, inusitada. Mas para quem já experimentou, ela é capaz de proporcionar uma experiência sensorial intensa, equilibrada e surpreendentemente harmônica. É essa proposta que a marca de Campos do Jordão traz com o retorno de um dos seus rótulos mais celebrados: a Baden Baden Chocolate – uma cerveja escura, adocicada na medida certa, feita com cacau, além de um toque sutil de baunilha, ideal para harmonizar com sobremesas e chocolates, especialmente nesta época de Páscoa.
“O que muitos não sabem é que a cerveja é extremamente versátil e oferece uma variedade de aromas e sabores que se conectam muito bem com o chocolate. A Baden Baden Chocolate, por exemplo, é um rótulo que harmoniza por semelhança: o dulçor do chocolate encontra equilíbrio no dulçor da cerveja, e o resultado é uma explosão de sabores no paladar”, explica a sommelière de cervejas do Grupo HEINEKEN, Patrícia Sakakura.
A harmonização por semelhança, como sugere o nome, busca unir elementos com características próximas – como o dulçor do chocolate ao leite com a doçura da cerveja, ou ainda o amargor sutil de um chocolate mais intenso com os toques dos maltes torradas da Baden Baden Chocolate. “É como montar uma receita: você analisa os ingredientes – neste caso, os aromas e sabores – e encontra a combinação que equilibra, complementa e eleva a experiência”, complementa a especialista.
Além dos sabores principais como doce e amargo, também entram em cena notas secundárias e aromas diversos: há chocolates com frutas secas, castanhas, especiarias, enquanto outras cervejas também podem trazer toques de café, frutas, baunilha ou cereais. A grande vantagem da cerveja nessa combinação é a diversidade de estilos e a graduação alcoólica mais leve, que permite que o sabor do chocolate continue sendo o protagonista.
Patrícia ainda faz uma recomendação importante para quem quer se aventurar nessa harmonização: “Deguste primeiro o chocolate e a cerveja separadamente, sinta suas características individuais. Depois, prove os dois juntos e perceba o novo sabor que se forma. É nessa fusão de sabores que mora a mágica da harmonização.”
Outro fator que influencia diretamente a experiência é a temperatura de serviço: a Baden Baden Chocolate deve ser consumida entre 6º e 8ºC, temperatura que preserva seus aromas e valoriza sua cremosidade. “Se estiver muito gelada, os sabores ficam mais apagados. E a proporção também é essencial: um gole, um pedaço – respeitar o equilíbrio entre os dois elementos é o segredo para uma boa harmonização”, orienta a sommelière.
Com edição limitada, a Baden Baden Chocolate está disponível no mercado até julho de 2025 e é uma excelente opção para quem deseja tornar as celebrações de Páscoa – e outros momentos especiais – ainda mais memoráveis com uma combinação surpreendente quanto saborosa.
Produzida em Campos do Jordão, a cerveja pode ser encontrada nos principais pontos de venda das regiões Sul e Sudeste, incluindo supermercados, empórios, lojas especializadas, e-commerce e restaurantes. O rótulo é comercializado em garrafas de 600ml, com preço sugerido de R$ 14,99.
Encontre a Baden Baden Chocolate no: Link
Be the first to comment on "Cerveja e chocolate: uma combinação surpreendente para saborear a Páscoa com mais intensidade"