Cerveja ou drink? Os dois! Conheça 5 opções para variar nas festas

Não é preciso escolher: pode misturar fermentados com destilados! Veja como aproveitar o melhor das bebidas alcoólicas sem ter dor de cabeça no dia seguinte.

Misturar bebidas faz mal? Pode misturar cerveja com vinho? Na barra de pesquisas do Google, questionamentos desse tipo são feitos todos os dias. A ciência, no entanto, ainda não encontrou indícios de que beber – em uma mesma noite ou no mesmo copo – doses de bebidas destiladas e de fermentadas cause um porre maior ou uma ressaca mais intensa. O mal estar pode surgir devido à concentração de álcool de cada bebida e à quantidade consumida em um intervalo de tempo curto, como o de uma festa.

Além de se alimentar bem antes e depois do evento e beber água enquanto consome álcool, vale a pena escolher bem quais serão as bebidas mais consumidas na ocasião. O equilíbrio dos sabores é fundamental para a mistura não se tornar enjoativa. Ter uma noção do teor alcoólico de cada tipo de bebida também ajuda a não passar do ponto: cervejas têm teor alcoólico médio de 5%, enquanto a vodka e a cachaça podem ter até 40% de álcool em suas composições.

Para beber alternando: cerveja e drinks à base de cachaça, gin ou vodka

Se a ideia é fazer da cerveja a principal bebida da noite – aquela que será consumida em maior quantidade – os drinks podem ser consumidos em momentos pontuais. No começo de uma feijoada ou churrasco, por exemplo, um drink à base de cachaça abre o apetite e deixa o clima mais descontraído. Aposte em uma caipirinha, adicionando rodelas de limão, gelo e açúcar.

Por ser uma bebida fermentada, a cerveja pode causar uma sensação de estufamento estomacal em pessoas mais sensíveis. Servir cada copo com espuma – o famoso “colarinho” – minimiza esse efeito. Outra ideia é seguir o baile optando por drinks que contém ingredientes como a hortelã, que é muito bem tolerada pelo estômago, por exemplo. O Gin Tônica e o Moscow Mule – vodka, suco de limão e gengibre – são as melhores pedidas.

À base de cevada: 5 drinks feitos com cerveja

A mistura de cerveja – composta por mais de 90% de água – e destilados dá origem a drinks leves, de sabor surpreendente. Veja 5 opções fáceis de preparar a seguir:

1. Caipicerva

O drink que reúne duas das bebidas mais amadas pelos brasileiros: cerveja e caipirinha fica pronto em apenas 5 minutos. Com a lista de ingredientes a seguir e alguns cubos de gelo, é possível preparar 4 porções:

  • 4 doses de vodca;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 2 limões;
  • 2 latas de cerveja do tipo Pilsen.

Como fazer: em um recipiente grande, misture as doses de vodca com o açúcar e o suco dos limões. Em seguida, adicione a cerveja bem gelada com cuidado para não criar muita espuma. Sirva em seguida!

2. Michelada

Receita típica do México, a Michelada tem um toque picante e nada óbvio que vale a pena experimentar. Confira os ingredientes para duas doses desse drink:

  • Suco de 1 limão;
  • 1 lata de cerveja tipo Lager;
  • Molho tabasco;
  • Molho inglês;
  • Sal
  • Gelo.

Como fazer: esprema o suco de limão em um prato raso. Em outro prato raso, coloque um pouco de sal. Mergulhe a borda de um copo na polpa de limão espremido e, em seguida, mergulhe-a no sal para salgar a borda. Encha ⅓ de cada copo com gelo, adicione 1 dash – cerca de 6 gotas – de molho tabasco e de molho inglês, adicione o suco de limão restante e a cerveja, bem devagar. Mexa suavemente e sirva.

3. Mojito de cerveja

Drink clássico de origem cubana, o Mojito é uma evolução do  “El Draque”, um drink bastante semelhante à caipirinha, com aguardente, açúcar, limão e hortelã. O Mojito de cerveja é uma variação

  • 1 dose (50ml) de rum branco;
  • Suco de meio limão;
  • 100 ml de cerveja Indian Pale Ale;
  • 8 a 10 folhas de hortelã;
  • 1 colher de chá de açúcar;
  • Gelo a gosto.

Como fazer: Em um copo alto, adicione as folhas de hortelã e o açúcar e macere-os com uma colher. Adicione o suco de limão, o rum branco e algumas pedras de gelo. Misture bem, deixando cerca de 1 a 2 centímetros de espaço no topo do copo. Então, coloque uma quantidade adicional de cerveja por cima para criar um topper. Mexa suavemente o Mojito de Cerveja antes de beber para garantir que todos os ingredientes estejam bem misturados.

4. Sangria de cerveja

A Sangria de cerveja também é uma releitura de um drink tradicional. A bebida foi criada na região da Andaluzia, situada na Espanha. O drink é preparado em um recipiente grande e leva os seguintes ingredientes:

  • 1 limão tahiti;
  • 1 limão siciliano;
  • 1 laranja;
  • 200 ml de suco de abacaxi;
  • ½ xícara de vodka;
  • 500 ml de cerveja tipo wheat beer;
  • Cubos de gelo.

Corte os limões e laranjas em rodelas. Misture o suco de abacaxi com a vodka e junte as frutas cortadas. Mexa a bebida e reserve por 2 horas na geladeira. Em um copo, coloque cerveja, gelo e uma concha da sangria.

5. Black and tan

Black and tan, drink popular nos bares e tavernas da Alemanha, é uma mistura de dois tipos diferentes de cerveja. Irish Stout é uma cerveja complexa, marcante e de cor escura, com perfil maltado, torrado e textura cremosa. Já a Pale Ale exibe uma coloração que varia do âmbar ao cobre, com uma aparência brilhante e translúcida, com amargor moderado e aromas florais, cítricos ou terrosos. Para fazer um Black and tan, você vai precisar de um pouco de habilidade e dois ingredientes:

  • 250 ml de cerveja tipo Irish Stout;
  • 250 ml de cerveja tipo Pale Ale.

Como fazer: preencha um copo de pint até a metade com a Pale Ale. Com uma colher de sopa virada para baixo, adicione a Irish Stout com cuidado. Retire a colher e sirva. O visual do drink – com o contraste entre a cerveja escura e a clara é o que mais chama a atenção.

About the Author

Marcelo Doratiotto
Fundador do Homem Cerveja, blog e redes sociais que reúnem tudo sobre cerveja e seu universo: avaliações, eventos, lançamentos, onde beber, onde comprar, mercado da cerveja e as últimas novidades. Tudo isso de forma descontraída e nada técnica. Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil e cervejeiro caseiro.

Be the first to comment on "Cerveja ou drink? Os dois! Conheça 5 opções para variar nas festas"

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.