O meu primeiro contato com a Cervejaria Urbana foi no Degusta Beer 2014 ao qual experimentei a Gordelícia e confesso que é uma ótima cerveja, mas não para por ai, confere a entrevista que fizemos com André Leme, um dos mentores dessa cervejaria que esbanja criatividade e ousadia nos seus diversos rótulos fantásticos.
Quando nasceu a urbana e quem foi o mentor da Ideia?
A Urbana nasceu em Agosto de 2010 e os mentores sâo: eu e 3 amigos da faculdade, Fabio Gazarini, Antonio Miyashiro e João Paulo Camargo
De onde vem a inspiração e criativa dos rótulos?
Depois de um tempo, cerca de um ano, a atividade foi ficando mais séria e esses mesmos 3 amigos resolveram sair do negocio por não poderem se dedicar como gostariam. Entrou então o Fernando Pieratti, nosso publicitário porra louca, que também fazia cerveja em casa e que foi instituindo nos rótulos a irreverência de todos nós.
Quais serão as novidades para o Verão 2015?
Dia 11 de Novembro lançaremos uma india brown ale chamada Prima Pode, mas para o ano que vem ainda precisamos de liberação de registro das receitas, por isso prefiro não divulgar ainda. Temos pelo menos 10 novos rótulos previstos para 2015
O brasileiro tem mudado seu paladar para as cervejas artesanais deixando de consumir as comuns?
De certa maneira sim, porém nosso mercado ainda é muito pequeno. O consumo da artesanal representa apenas 1% do volume de cerveja produzido no Brasil, mas o crescimento desse setor tem sido exponencial, resultado de um trabalho de formiguinha.
Com o acesso fácil a informação para cursos técnicos e facilidade para compra de equipamentos para produção de cerveja caseira, podemos supor que daqui uns 5 anos teremos uma avalanche de rótulos regionalizados e uma concorrência muito maior?
Acredito que já estamos nesse processo, há uma entrada importante de cervejeiros caseiros no mercado e me incluo nesta turma. Em 5 anos certamente esse numero aumentara significativamente.
O grande desafio das cervejas artesanais é a fidelização do público, uma vez que ele sempre almeja novidades?
Acho que fidelização e cerveja artesanal não têm essa relaçao, pois a maior característica do publico é o anseio por experimentar novas cervejas. Portanto o lançamento de novos rótulos sem duvida é uma ferramenta que ajuda a manter a cervejaria em destaque.
Quais as grandes dificuldades em produzir cerveja no Brasil e os desafios da Urbana?
A maior dificuldade com certeza é a alta carga tributaria que impacta de maneira negativa no custo final da cerveja tornando-a pouco competitiva. Acredito que isso seja consequência da falta de organização do setor e desinteresse por parte do governo em incentivar esse mercado em crescimento.
O maior desafio da Urbana é manter a quantidade de lançamentos tendo um crescimento rápido que comporte essa quantidade de rótulos.
Cervejaria Urbana: cervejariaurbana.com.br e Face Cervejaria Urbana