Cervejaria Van Been chega ao mercado contando em seus rótulos histórias do passado

A marca de cerveja homenageia família holandesa, misturando ficção e realidade

O mercado de cerveja artesanal no Brasil vem crescendo a cada ano, passando sempre por transformações e inovações para a conquista de novos adeptos.

A Cervejaria Van Been ingressa no mercado brasileiro com o objetivo de espalhar pelos quatro cantos do país a cultura e os sabores dos elementos presentes na bebida, unindo qualidade, rótulos atrativos e preços acessíveis.

Nascimento da Van Been

No ano de 2012, Dante Casarotti, após ser presenteado pela sua esposa com um curso de fabricação de cerveja caseira, se apaixona pelo processo e inicia a produção para seu próprio consumo. Com o sucesso da produção, o hobby toma a forma empreendedora, com forte ligação da sua história, o nome Van Been é uma homenagem ao sobrenome da família de sua mãe, de origem holandesa.

A produção das cervejas é colaborativa, no meio cervejeiro conhecido como cervejaria “cigana”, que utiliza tanques de outras fábricas para a produção. Com enxuta produção, visando desenvolvimento de sabor com qualidade, o slogan da Van Been é de fácil percepção no gole da bebida, “A cerveja holandesa, de influência belga, nascida no Brasil”. A fábrica escolhida para a produção da cerveja é a Carranca, na cidade de Avaré, interior de SP.

“Como sou apreciador há alguns anos, me tornei seletivo para desenvolver as receitas, busquei atender ao paladar de consumidores mais exigentes, desbravando o universo cervejeiro da melhor forma, com parcerias com fábricas com custo benefício atraente, insumos de primeira e design diferenciado para atrair o público. Na área comercial, o foco é na compra dos insumos e embalagens”, declara Casarotti, proprietário da Van Been.

Com característica de empreendedor de sucesso, aprofundou seus estudos sobre a família Van Been (referência para o nome da empresa), e constatou que as aventuras e experiências de vidas de seus antepassados seria uma ótima forma de ilustrar seus produtos, com isso, os rótulos contam um pouco da história da família, com um misto de ficção e realidade.

Projeção da Cervejaria

Para o inicio, a projeção é produzir 5.000 litros de cervejas por bimestre, e tentar, após um período, alcançar a margem de 6.000 litros/mês. “A principio atenderemos o estado de São Paulo, principalmente a Capital e grande SP. Como o mercado está em expansão, acredito que seja possível em 2018 outros estados receberem as cervejas da Van Been ”, finaliza Casarotti.

Abaixo a descrição da linha de cervejas Van Been:

Van Been | Pieter De Zeeman

A cerveja conta a o relato do possível último embarque do marinheiro Pieter, junto com seus companheiros no carqueiro Modiokerto, ele recebe um convite para trabalhar em uma refinaria de cerveja no Brasil, e traz consigo uma receita diferenciada, com amargo equilibrado, e um blend de aromas herbal, floral e levemente tropical. O marinheiro que em suas longas viagens para Calcutá, abastecia seu estoque com cervejas.

Estilo: Belgian IPA

Teor alcoólico: 7,3%

IBU: 65

473 ml

 

Van Been | Happy Blond

De forma lúdica, no rótulo da cerveja consta uma carta de Van Been, conhecido como Happy Blond, um holandês que esteve em Recife, explorando as maravilhosas do nordeste junto com seus parceiros Mauricio e Dirk, para inserir a primeira cervejaria no Brasil. Após um período retorna para sua terra, vivendo a liberdade holandesa, apreciando a cultura cervejeira belga e recordando as aventuras em terras brasileiras. A receita dessa belgian blond é diferenciada em relação ao estilo tradicional que é de uma certa forma doce, aqui o loiro feliz adiciona uma carga de lúpulos de aroma extra, deixando a cerveja refrescante, ideal para um fim de tarde ensolarado.

Estilo: Belgian Blond Ale

Teor alcoólico: 6,1%

IBU: 18

473 ml

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