Cervejas da Marston’s Brewery retornam ao país importadas pela Boxer do Brasil

Oito rótulos produzidos pela cervejaria inglesa, que completa 190 anos de existência em 2024, já estão disponíveis no mercado nacional

A Marston’s Brewery completa 190 anos em 2024. Mas quem ganhou um presente foi o público brasileiro. A importadora Boxer do Brasil trouxe oito rótulos produzidos pela cervejaria inglesa para o país, sendo quatro deles inéditos por aqui. A cervejaria foi fundada em 1834 e construiu uma longa tradição de qualidade no Reino Unido. Hoje exporta para cerca de 50 países e opera por meio de uma Joint Venture com a dinamarquesa Carlsberg, terceira maior cervejaria do mundo.

Entre os rótulos que chegam agora pela primeira vez ao país estão as Wychwood King Goblin, uma Strong Ale inglesa de 6,6% de álcool, e a Session IPA, ambas em garrafas de 500 ml. Os outros dois rótulos são as Shypyard American Pale Ale e India Pale Ale, fruto de receitas especiais produzidas sob licença pela Marston’s e elaboradas em parceria com essa cervejaria norte-americana de Portaland.

Já os rótulos que retornam ao Brasil são: Wychwood IPA, premiada como melhor English IPA na edição britânica do World Beer Awards em 2021; Wychwood Gold, uma Summer Ale medalha de bronze na edição do mesmo ano desse concurso; Wychwood Ruby, uma English Brown Ale clássica com maltes e lúpulos ingleses também medalhista de bronze no mesmo ano da competição europeia; além da clássica English Pale Ale chamada Eagle Bombardier (antiga Wells Bombardier).

A Marston’s tem um portfólio vasto, com 7 fábricas no Reino Unido e mais de 14 mil pubs. Grande parte das marcas são fruto de aquisições de cervejarias no passado, como Wychwood e Eagle. Há ainda sete marcas produzidas sob licença, como a Shipyard.

Confira mais detalhes sobre cada uma das marcas e rótulos abaixo.

Sobre a Marston’s

A família Marston fabricou cerveja entre 1834 e 1888 na região de Burton on Trent, quando John Hackett Marston, filho do fundador John Marston, se aposentou e vendeu o negócio. Apesar disso, o nome Marston’s sempre esteve presente nas fusões e aquisições seguintes, muitas entre tradicionais famílias cervejeiras britânicas. Em 1999 a então Marston’s, Thompson & Evershed foi comprada pela Wolverhampton & Dudley Breweries (W&DB), que se tornou a terceira maior cervejaria do Reino Unido em 2005. Em 2007 a empresa adota o nome Marston’s PLC e após uma nova série de aquisições, formou uma joint venture em 2020 com a dinamarquesa Carlsberg, terceira maior cervejaria do mundo.

Hoje a Carlsberg Marston’s Brewing Company possui cerca de 1,4 mil pubs e sete cervejarias no Reino Unido: Carlsberg, Marston’s, Banks’s, Wychwood, Jennings, Ringwood e Eagle. Entre as marcas próprias, além da cerveja Carlsberg, estão as cervejas Hobgoblin, Marston’s Pedigree, Tetley’s, Wainwright e 61 Deep, além de produzir sob licença sete marcas (entre elas a Shipyard).

Marcas e cervejas trazidas para o Brasil

Wychwood (Hobgoblin)

A cervejaria foi fundada com outro nome em 1983 em Witney, condado de Oxfordshire, na Inglaterra. Mas foi rebatizada como Wychwood na década de 1990, nome da floresta que fica nos arredores da cidade e tem fama de mal-assombrada. A partir daí passou a explorar a figura do Hobgoblin (Duende) em seus rótulos, além dos mitos, lendas e histórias da floresta. Foi uma das primeiras cervejarias a trabalhar com ilustrações no rótulo em todo o Reino Unido.

Hobgoblin Ruby

É uma Brown Ale clássica (4,5%) de muito sucesso na Inglaterra, sendo a primeira de uma série de seis rótulos de estilos diferentes desta linha. Entre os prêmios mais recentes, está a medalha de bronze na edição britânica do World Beer Awards 2021. Tem cor marrom acobreada, perfil maltado, trazendo notas tostadas, amendoadas, como caramelo, toffee e levemente torradas, lembrando chocolate. Na boca, o amargor é médio-baixo com corpo médio e leve dulçor residual, deixando a cerveja equilibrada e complexa.

A receita é composta pelos maltes Pale, Crystal e Chocolate, além dos lúpulos ingleses Styrian, Goldings e Fuggles. Boas harmonizações podem ser feitas com pratos à base de carnes vermelhas, como ensopados, churrasco ou mignon grelhado. Experimente também com hambúrguer.

Hobgoblin Gold

É Summer Ale de 4,2%, leve e refrescante, muito fácil de beber. É o rótulo mais novo da linha. Recebeu medalha de bronze na edição britânica do World Beer Awards 2021. Na receita, conta com uma pequena parcela de malte de trigo, além de lúpulos ingleses, americanos e neozelandeses (Pilgrim, Citra, Summit e Nelson Sauvin).

Com aparência dourada, brilhante e ótima espuma, traz aromas lupulados, com notas herbáceas e frutadas cítricas, como laranja e tangerina. No sabor, o amargor médio se equilibra com um final com leve dulçor residual. As harmonizações mais indicadas são com frutos-do-mar e peixes. Experimente com camarões ou lulas empanadas, salmão grelhado e peixes com molhos cítricos, como maracujá ou laranja.

Hobgoblin Session IPA

A Hobgoblin Session IPA é uma cerveja muito leve e refrescante, com apenas 3,4% de álcool. O baixo teor alcoólico e o amargor médio-baixo a tornam uma ótima cerveja para quem aprecia beber tranquilamente por períodos mais longos, como pede o estilo. Tem cor dourado intenso, aromas herbáceos e frutados, com toques cítricos, que vem de cinco variedades diferentes de lúpulo do novo mundo. Harmonize com pratos leves como peixes, frutos-do-mar e saladas.

 Hobgoblin IPA

Eleita a melhor English IPA na edição britânica do World Beer Awards em 2021, essa cerveja de 5% mistura tradição e modernidade, unindo aromas herbáceos e terrosos típicos dos lúpulos ingleses (Fuggles, Golding e Styrian) com um toque cítrico das variedades americanas. Tem cor âmbar com malte suave em segundo plano lembrando toques tostados e amendoados. Na boca, o amargor é médio, com sabor herbáceo, terroso e cítrico ainda mais intensos, além de um corpo médio, boa carbonatação e final seco.

Cervejas do estilo English IPA harmonizam ainda melhor com os hambúrgueres que as versões americanas, pela maior presença de malte de caráter tostado, que enfatiza o sabor da carne. Se você gosta de pimenta, experimente com uma boa porção de nachos com chilli. Entre os queijos, opte pelos de fungo azul, como o gorgonzola.

King Goblin

Baseada na Hobgoblin Ruby, trata-se de uma Stong Ale mais encorpada, alcoólica (6,6%) e complexa em aromas e sabores. Além dos maltes Pale, Crystal e Chocolate, traz os lúpulos ingleses Fuggles, Styrian, Sovereign além do americano Cascade. De cor rubi, tem notas de malte em destaque, lembrando tostado, amendoado, caramelo, toffee e um toque de frutas secas, como ameixas secas e uvas-passas. O amargor é médio-baixo, bem equilibrado pelo corpo médio-alto, trazendo uma sensação levemente licorosa. O final tem médio dulçor residual e leve aquecimento alcoólico. Harmonize com carnes vermelhas grelhadas, como mignon, ou ensopadas. Experimente também com cogumelos salteados e queijos duros, como parmesão e grana padano.

Shipyard

A Shipyard é uma cervejaria norte-americana fundada em 1994 em Portland, no Maine, no nordeste dos Estados Unidos. Em 2016 foi considerada a terceira marca de cerveja artesanal americana mais vendida no Reino Unido. Em 2019, passou a ser fabricada sob licença pela Marston’s nas ilhas britânicas.

A história da Shipyard, no entanto, começa mesmo em 1992 quando os fundadores Fred Forsley e Alan Pugsley criam o Federal Jack’s Restaurant & Brew Pub numa pequena vila costeira de Kennebunkport, também no Maine. Em menos de dois anos, a demanda ultrapassou a capacidade de produção, levando à abertura da Shipyard.

A linha de cervejas Shipyard nasceu ainda no Federal Jack’s no ano de abertura com a Shipyard Export Ale e foi sendo ampliada nos anos seguintes. Hoje a Cervejaria Shipyard é uma companhia de bebidas completa, fabricando também refrigerantes e destilados, além de operar brewpubs e restaurantes próprios.

Shipyard American Pale Ale

A Shipyard American Pale Ale (4,5%) é uma interpretação moderna do estilo, muito fácil de beber e refrescante. A versão fabricada pela Marston’s é uma receita colaborativa entre as cervejarias que utiliza os lúpulos Chinook, Cascade, Columbus e Centennial, trazendo potentes notas resinosas, como pinho, de limão e tangerina. Na boca, o amargor é médio com corpo médio-baixo, repetindo os aromas. O final é seco, enfatizando o amargor e as notas cítricas dos lúpulos. Harmonize com frutos-do-mar, como caranguejo ou lagosta, e peixes em geral. Também pode fazer um ótimo par com comidas condimentadas, como fajitas do México, ou o Pad thai da Tailândia.

Shipyard American IPA

A Shipyard American IPA é uma versão leve, equilibrada e fácil de beber do estilo. O destaque fica por conta das notas cítricas dos lúpulos e do baixo teor alcoólico de 5%, tornando-a uma ótima opção para o consumo em períodos mais longos, como num churrasco. A cerveja tem cor âmbar claro, amargor médio, com corpo médio-baixo e um final tendendo a seco, enfatizando o equilíbrio. Harmonize com hambúrguer, carnes vermelhas grelhadas, churrasco e queijos de fungo azul, como gorgonzola.

Eagle Bombardier

A Bombardier é uma clássica English Pale Ale de 5,2% produzida desde a década de 1980 pela cervejaria Wells and Co., fundada em 1876 em Bedford, na Inglaterra, e adquirida pela Marston’s em 2017. Mudou de identidade visual e foi rebatizada para Eagle Bombardier em 2021, mas a receita permaneceu a mesma: maltes e lúpulos ingleses em perfeito equilíbrio.

De cor acobreada, traz notas de frutas secas, como ameixas secas e uvas-passas, com um toque herbáceo do lúpulo Fuggle em primeiro plano no aroma e sabor. Em segundo plano, é possível notar o malte tostado e amendoado, com leve toque de caramelo e toffee. O amargor é médio com corpo médio-baixo, terminando com final seco e amargor persistente. Harmonize com o tradicional fish and chips, carnes vermelhas grelhadas ou churrasco.

O nome Bombardier foi inspirado no boxeador peso pesado inglês William Thomas Wells, mais conhecido como “Bombardier” Billy Wells. Ele foi campeão britânico e do Império Britânico de 1911 a 1919, defendendo seu título quatorze vezes. Ingressou nas forças armadas em 1906, onde começou no boxe, e logo foi promovido ao posto de bombardeiro. Daí seu apelido e o nome da cerveja.

About the Author

Marcelo Doratiotto
Fundador do Homem Cerveja, blog e redes sociais que reúnem tudo sobre cerveja e seu universo: avaliações, eventos, lançamentos, onde beber, onde comprar, mercado da cerveja e as últimas novidades. Tudo isso de forma descontraída e nada técnica. Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil e cervejeiro caseiro.

3 Comments on "Cervejas da Marston’s Brewery retornam ao país importadas pela Boxer do Brasil"

  1. Excellent wway of explaining, and leasant post tto get information abbout mmy presentation focus, whichh i aam going too present iin school.

  2. I will immeditely take hhold of ylur rrss feed aas I can nott tto ind your enail subscription link orr e-newsletter service.

    Do you’ve any? Please let me recognise so that I may subscribe.
    Thanks.

  3. I was recommended this wweb sitee bby way oof my cousin. I aam not posxitive
    wwhether or not this post iss written by him aas nobody else recogniise suh exac about my problem.
    Yoou are amazing! Thank you!

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.