Estações mais frias combinam com estilos mais alcóolicos e robustos, como Bock, Imperial Stout e Strong Scotch Ale.
Que as cervejas artesanais fazem sucesso no Brasil pela qualidade e experiência sensorial diferenciada, não é novidade. Mas saber escolher o estilo correto para a estação do ano e a refeição perfeita para acompanhá-la não é tão simples. Apreciadores de cervejas artesanais sabem bem que um bom rótulo deve ser apreciado da forma correta para que o sabor e o aroma peculiares não passem despercebidos. E isso inclui também a temperatura, copo correto, entre outros fatores.
Segundo o sommelier de cervejas da cervejaria Bierland, Yuri Holbrich, a estação do ano também deve ser considerada na hora de escolher uma cerveja artesanal. Isso porque cada estilo ganha mais destaque em determinadas estações. Para o outono e inverno que já está chegando, o sommelier comenta que o destaque vão para os estilos Bock, Imperial Stout e Strong Scotch Ale. “Estes são estilo mais robustos e alcóolicos, portanto, seu consumo é mais convidativo nas épocas mais frias do ano, principalmente por questões sensoriais. Cervejas mais encorpadas dão a sensação de preenchimento, sendo quase um alimento, enquanto o álcool se encarrega de gerar o aquecimento no corpo”, explica.
Para apreciá-las da melhor maneira, Yuri diz que elas devem ser servidas no copo ideal para o estilo e na temperatura indicada. “Geralmente cervejas mais alcoólicas e encorpadas devem ser servidas em temperaturas mais altas, em torno de 8° a 10°”, completa. A Bierland Bock, por exemplo, deve ser servida em um copo tipo Lager. Já o copo indicado para a Bierland Imperial Stout e para a Bierland Strong Scotch Ale é o tipo Snifter. “Uma cerveja servida no copo certo permite maior apreciação de todas as suas características: aromas, sabores, corpo, espuma”.
Harmonização
Esses estilos ideais para as épocas mais frias do ano harmonizam com pratos mais robustos e gordurosos, de acordo com Yuri. Exemplos deles são a feijoada, carne de panela e até com sobremesas a base de chocolate como brownie, petit gateau, trufas, entre outras.
Bierland
Localizada em Blumenau (SC), a cervejaria Bierland surgiu da iniciativa de três sócios. Foi inaugurada em agosto de 2003, e traduzindo do alemão, o nome significa “Terra da Cerveja”, uma homenagem à cidade onde está localizada. Atualmente a Bierland produz 14 cervejas entre as de linha e sazonais.
Em doze anos de atividades, a Bierland já é uma das cervejarias artesanais mais reconhecidas do Brasil. Ao todo, são 96 premiações, em competições nacionais e internacionais, como o International Beer Challenge, World Beer Awards, Concurso Brasileiro de Cervejas, South Beer Cup, Copa Cervezas de America, entre outros. Para o sócio proprietário, Eduardo Krueger, as cervejas da Bierland são frutos do trabalho intenso de uma equipe comprometida com a qualidade. “Nossas receitas são inspiradas em estilos de diferentes escolas cervejeiras, tais como alemã, belga, inglesa e norte americana, acrescentadas de uma dose de criatividade e ousadia que traz personalidade a cada uma delas”, destaca Krueger.
As bebidas da cervejaria blumenauense podem ser encontradas em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal e alguns estados do Norte e Nordeste do país, como Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rondônia.
Acompanhe-nos
facebook.com/bierland.cervejaria
Be the first to comment on "Cervejas de inverno: conheça os estilos mais indicados para essa época do ano"