Fazer cerveja em casa aparentemente parece algo muito complexo e trabalhoso, mas, com o mercado de cerveja artesanal aquecido como nunca, cervejeiros caseiros começam a surgir em todos os cantos da nossa cidade, certamente alguém no seu bairro tenha o seu kit caseiro de produção e já esteja fabricando algumas levas faz algum tempo.
Mas para provar o contrário das impressões de complexidade deste que certamente será o seu próximo hobby, irei ensinar passo a passo a receita de uma cerveja ESB.
Antes de você começar a pensar em colocar a mão na massa, é bom ter escolhido os insumos adequados para a sua receita, muitos cervejeiros caseiros alteram suas “receitas” com o andar dos processos, particularmente eu acho este um grande erro, você deve saber aonde quer chegar e então pesquisar como será o caminho até lá.
A receita é simples, você precisará dos seguintes ingredientes;
– 4kg de malte Pale Ale.
– 1kg de malte Vienna
– 500gr de malte Caramunich Tipo I
– 25gr de lúpulo Warrior divididos em dois potes de 10gr e 15gr respectivamente.
– 1 pacote de Fermento S-04
– 30 litros de água MINERAL (não use água da torneira).
Após ter separado os insumos, você precisará moer o grão do malte, para abrir aquela casquinha que ele possui.
Em uma das suas panelas você aquecerá 15 litros de água até a temperatura de 68ºC.
Adicione todo o malte que havia sido moído anteriormente.
Permaneça movimentando o malte que está na panela enquanto o fogão estiver ligado, mantenha o mosto na temperatura de 68ºC, faça isso por volta de 60 a 90 minutos, lembre-se de cuidar a temperatura.
Na outra panela você aquecerá 10 litros de água na temperatura de 75ºC.
Após o término dos 60min de brassagem da primeira panela, você irá elevar a temperatura para 75ºC, cortando o processo de produção de glicose e eliminando a possibilidade de sabores indesejáveis, mantenha a temperatura por mais 15 a 20 minutos.
Agora faremos o processo de filtragem do mosto, abra a torneira da panela e com uma jarra você irá recolher todo este mosto que irá sair bem sujo. Devolva à panela todo o mosto que você acabou de tirar da torneira. Faça o uso de uma espumadeira para não criar nenhum buraco no processo de filtragem, revese uma jarra de mosto e uma jarra com a água que você manteve aquecida na outra panela em 75ºC.
Assim que o mosto estiver saindo de uma forma mais limpa, você poderá fazer a transferência do líquido para uma nova panela, deixando para trás todo o bagaço que foi produzido.
Você precisará de um Refratômetro para medir a densidade nesta etapa do processo, a medida de densidade deverá estar por volta de 1.049.
Com este mosto estando dentro da densidade mencionada, você poderá colocar ele para ferver, nesta etapa você adicionará 10gr de lúpulo e deixará fervendo por mais 30 minutos.
Adicione as últimas 15gr do lúpulo e deixe por mais 30 minutos fervendo.
Agora você irá usar o chiller para resfriar o mosto e então adicionar o fermento, resfrie o mosto até a temperatura de 18ºC.
Ao chegar na temperatura ideal você irá despejar o mosto em um balde ou vasilhame que possua uma boa vedação, adicione ao mosto o pacote de fermento e misture-o.
Para você ter uma maior noção de como fazer esta receita, assista ao vídeo abaixo:
Esta receita é do Sr. Nicholas Bittencourt.
O processo de fabricação caseira é basicamente o mesmo para a maioria dos estilos de cerveja, a maior mudança poderá ocorrer com a alteração dos insumos e seus respectivos “cuidados” com a temperatura.
Conteúdo produzido por Fabrício Domingues do site Das Brauer