Acaba de sair a lista com algumas das principais atrações que vão movimentar a quarta edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC), marcado para os dias 29 e 30 de setembro no estacionamento do Mineirão, em Belo Horizonte. O maior e mais aguardado evento de cervejas artesanais em Minas Gerais promete este ano uma estrutura gigantesca e múltipla, com três palcos, centenas de estandes, tatuagens ao vivo, interações culturais, espaço kids, feira de carros antigos, espaço pet e também o já aguardado circo, que tanto encantou na edição passada. Será um local democrático que atenderá com conforto e segurança o crescimento do festival, que aumenta exponencialmente a cada ano. Nesta edição, o país homenageado será a Alemanha.
Entre as cervejarias convidadas estão Stahlberg, Geraes, Confrades, Verace, Läut, Backer, Fathach, Dos Caras, Falke Bier, Cuesta, Dünn, Avura, Krug Bier, Kremer, Pampulha, Vinil, Velho Brasa, Antuérpia, Fürst, Kalt, Austen, Brust, Floresta Élfica, Sátira, Schornstein, Dr. Brown, La Grand, Botocudos, Octopus, Hofbräuhaus BH, Koala San Brew, Sanatorium, Engine e Capa Preta.
As atrações musicais também foram todas selecionadas e o FICC 2018 apresenta uma ótima novidade que é o Palco Movimento. “O FICC vem se consolidando como um dos maiores eventos cervejeiros de Minas Gerais e com isso decidimos expandir também as nossas fronteiras musicais para além do nosso já querido Rock n’ Roll. Em 2018, contaremos com um palco dedicado à diversidade musical nacional e internacional, o Palco Movimento! Serão atrações transitando entre o reggae, o jazz, a música brasileira e muito mais”, Diogo Kfoury, um dos organizadores e idealizadores do FICC e diretor da Play Cultural.
O Palco FICC vai receber as bandas Tianastácia, Dias de Truta, Young Lights e uma das bandas selecionadas no concurso no dia 29/09 (sábado) e Ummaguma, Blues Etílicos, Audergang e a outra banda selecionada no dia 30/09 (domingo). Já o Palco Circuito do Rock vai inundar o público nos dois dias com a alegria das bandas Seu Madruga, Lurex, Ocus Pocus, Glasgow 9, Poison Gas, Velotrol e tributo ao Metallica. DJ Deriz comanda no sábado e DJ Alex C, no domingo. E as atrações do novo Palco Movimento são Nêga, Jack Boris, Desorquestra, Velejante, Reggae a terra, MiniBloco | Samba, Parceria Fina, Bloco dos pescadores | Samba, Flaming Boys e Banda Jazz, com toda a diversidade que lhes é possível.
O concurso de bandas, que teve ampla repercussão ano passado, voltou firme nesta edição e os dois grupos selecionados já tem data e local para se apresentar (Palco FICC). “Ano passado, nós lançamos a Poison Gas no FICC e hoje, com muito orgulho, eles estão atravessando fronteiras em um dos maiores festivais de Liverpool com seu bom e velho rock and roll. Fazemos parte dessa história e queremos fazer ainda mais este ano”, comemora Diogo Kfoury.
Os produtores caseiros de cerveja também têm seu espaço garantido com o Concurso Homebrew, que vai premiar as melhores cervejas de panela artesanais, em parceria com a Acerva Brasil. O regulamento completo está em https://ficc.nacionaldasacervas.com.br/homebrewer/. Outra das atrações mais aguardadas é a 2ª edição do Concurso de Prateleiras, que espera contar com a participação de todos os cervejeiros artesanais que estiverem expondo seus produtos durante esta edição do evento. Ano passado, as cervejas vencedoras receberam um selo de qualidade, certificando que o produto premiado é o mesmo que o consumidor encontrava nas prateleiras, e isso agradou ao público em cheio.
Sobre o FICC
O Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC) nasceu em 2015, da percepção da necessidade de se criar um evento internacional de cervejas artesanais, no formato de feira, para fomentar o setor, atrair investimentos e possibilitar um contato direto do público com os melhores produtos do mercado. Desde sua primeira edição, o FICC tem o cuidado de abrir portas e debates que possibilitem o crescimento do setor cervejeiro e cultural.
Com oferta de mais de 350 rótulos em sua última edição, o FICC já é o maior evento de cervejas artesanais de Minas Gerais. Em 2017, participaram 35 mil pessoas – em dois dias de festival – experimentando produtos de mais de 100 expositores, embalados por mais de 370 artistas que acompanharam o público no consumo de 60 mil litros de chope.
O FICC conta com produtos típicos de Minas, centenas de rótulos de cerveja, gastronomia variada e cultura, representados em uma viagem cenográfica que sempre representa o grande homenageado da edição. Em 2015, a Inglaterra foi a escolhida, sendo acompanhada do Reino Unido em 2016 e a Bélgica em 2017. A Alemanha é o país escolhido este ano pela sua representatividade e respeitabilidade na cultura cervejeira mundial.
“É importante deixar claro que também é nosso foco gerar novos negócios; colocar Minas Gerais no calendário oficial de eventos de cerveja; divulgar prêmios e conquistas do seguimento que cresce cerca de 17% ao ano; abrir diálogos que possibilitem investimentos a curto e longo prazo, através de discussões políticas com líderes de governo, visando o fortalecimento da indústria local; gerar espaço para exposição de grandes marcas nacionais e internacionais, para um contato direto com o público; valorizar nossos produtos, atraindo a cada edição um número maior de visitantes e ainda gerar uma opção de lazer ao turista, oferecendo o que há de melhor na nossa cultura”, reforça Diogo Kfoury.
A expectativa para este ano é superar os números das edições anteriores com mais de 1000 (mil) rótulos de cervejas artesanais premium, espalhadas por 100 estandes de grandes cervejarias, além – é claro – dos melhores nomes da gastronomia e atrações circenses e culturais para encantar adultos e crianças.
“Esta quarta edição do FICC promete novos rótulos, novas bandas e um novo formato, mas com o mesmo compromisso de fomentar debates e o conhecimento acerca da cerveja com segurança, conforto e qualidade em nível internacional. Nosso objetivo continua sendo estimular o turismo, atraindo público especializado, por meio da realização de um congresso técnico, concurso de prateleiras, feira com diversas cervejarias e estilos de cerveja, rótulos nacionais e internacionais, além de atrações musicais, circenses e culturais de forma geral”, finaliza o idealizador do FICC.
Alguns números do FICC
Para 2018, espera-se a participação de 100 cervejarias e dezenas de restaurantes, além de artistas, lojas e fornecedores variados.
Números relevantes | 2015 | 2016 | 2017 |
Rótulos de cervejas | 150 | 300 | 350 |
Chopes vendidos | 20.000 | 30.000 | 60.000 |
Expositores | 40 | 85 | 100 |
Artistas | 100 | 200 | 370 |
4ª Edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC)
Data: 29 e 30 de setembro de 2018 (sábado e domingo)
Local: Estacionamento do Mineirão – Pampulha
Horário de funcionamento: 10h às 22 horas
Mais informações: (31) 2511-4016
Facebook: https://www.facebook.com/festivalficc
Fotos da edição passada: Felipe Lessa
Be the first to comment on "Confira o que vai rolar no FICC 2018 – maior evento de cervejas artesanais de – (MG)"