Criatividade e Economia: Cervejarias usam Barris usados de Vinho e Bourbon para produzir sabores exclusivos.

Em Nova York algumas cervejarias estão usando barris usados que antes eram utilizados na produção de “bourbon”, uísque e outras bebidas e que agora são reutilizados para envelhecer variedades de cerveja. 

tonel

O “vintage” é a nova forma que algumas cervejarias nos Estados Unidos encontraram para fazer o armazenamento do líquido em antigos barris de madeira, utilizados para o envelhecimento de “bourbon”, vinho e brandy, para se encher com seu sabor diferenciado. A ideia deu tão certo que algumas cervejarias apostaram fortemente nesta inusitada forma de produzir cerveja.

bronx

O Damian Brown, um dos responsáveis pela distribuição em NY da The Bronx Brewery explica: “Como mestres cervejeiros, estamos sempre buscando formas de conseguir novos sabores. E uma maneira que encontramos foi o envelhecimento da cerveja em barris que antes foram utilizados para o vinho e outras bebidas”. Em sua cervejaria há 50 tonéis para cervejas envelhecidas em barris de gin, “bourbon” e vinho.
—–
Na The Brooklyn Brewery, há mais de 2 mil barris para o envelhecimento de cerveja que se concentram exclusivamente no sabor “bourbon”.
barrelbrookl
—-
Já a Other Half Brewing tem sua preferência pelo aroma do vinho.  De acordo com Zach Mack, proprietário de um bar especializado em cerveja no East Village de Nova York “Antes havia muitos preconceitos sobre o que se poderia pedir em uma cerveja. Mas isso mudou nos últimos anos e as pessoas não se importam com uma cerveja que se parece com vinho, se deram conta que o sabor é tão bom ou melhor que podem escolher exatamente o que querem”.
otherhalf
——
O interessante desse novo conceito em produzir nos barris usados ao qual a madeira absorveu o aroma inicial das primeiras levas seja de vinhos, uísque ou licores, é que o processo fica mais econômico do que fazer no envelhecimento em tanques de aço inoxidável, tanto pelo tempo que envolve como pelo preço de manutenção dos barris, além da própria  reutilização dos mesmos aplicando o conceito da sustentabilidade e reuso de materiais na cadeia produtiva.
O resultado de toda essa criatividade aliada à economia e simbiose no processo fabril foi um tiro certeiro que essas cervejarias deram, resultando em novos sabores para nossos paladares cada vez mais exigentes por novidades.
—–
Fonte pesquisa G1