“Que me desculpem as outras cervejas, mas a Louvada é fundamental”, poderia dizer Vinícius de Moraes caso lhe fosse oferecida uma Louvada, a primeira cerveja artesanal produzida em Cuiabá. Está certo que, na realidade, Vinícius não resistia a um bom whisky escocês. Boêmio inveterado e apaixonado pela vida, certamente o poetinha aprovaria o movimento de apreciadores de cervejas especiais que vem ganhando força também em Cuiabá. Atualmente, já são mais de 350 microcervejarias em todo o país.
E quem aprecia as coisas boas da vida vai comprovar cada uma das delícias da Louvada, que irá lançar no mês de novembro, em Cuiabá, três estilos consagrados – a Pilsen, a Weiss (Weissbier) e a American Pale Ale (APA). Apesar da Pilsen ser a mais conhecida entre os brasileiros, a Pilsen Louvada diferencia-se pela qualidade de seus ingredientes (água, malta, lúpulo e leveduras). Já a Weiss é feita de trigo e conhecida por ser a porta de entrada para novos consumidores de cervejas especiais porque, sem muito lúpulo, não possui um amargor tão marcante. A American Pale Ale se define por seu forte aroma e relativa acidez. No plano de expansão, estão previstos oito diferentes estilos.
Os aromas e os sabores da Louvada são surpreendentes. Responsáveis por tão louvável resultado são os cinco empreendedores à frente da marca, vindos do mercado de capitais. Gregório Ballarotti (32), Ygor Quintela (35), Fernando Zanetti (31), Rafael Mandu (31) e Paulo Fortunato (27) são sócios em uma corretora de valores e todos adeptos da cultura cervejeira. “Eu comecei a produzir cerveja em casa, quando morava em Florianópolis. Eu era o que chamam de ‘paneleiro’. Passava dias e dias, experimentando e errando”, brinca Ygor Quintela. Até quando decidiu levar a brincadeira a sério e fazer o curso de cervejeiro no Senai de Vassouras (RJ), centro de referência de técnicos em cerveja do país.
O rigoroso mestre cervejeiro, Gregório Ballarotti, se orienta por uma visão clara em relação ao futuro para a Louvada. “Ser reconhecidos por um alto padrão de qualidade é nossa meta. Os apreciadores de cervejas especiais são exigentes, querem uma experiência única. A Louvada corresponde a esta expectativa”. Ballarotti rebate ainda a falsa ideia de que toda cerveja especial é forte. Ele afirma que é perfeitamente possível produzir uma cerveja agradável ao paladar do brasileiro, produzindo, por exemplo, uma Pilsen leve, refrescante e de qualidade superior às concorrentes comerciais. “O segredo está na qualidade dos ingredientes”, ensina.
Atendimento
A capacidade instalada da indústria é de 20 mil litros por mês. Num primeiro momento, a Louvada estará disponível em 40 pontos de venda em Cuiabá, nos principais restaurantes, bares e conveniências de Cuiabá. O consumidor também contará com a facilidade do serviço delivery de barris de chopp. Segundo Fernando Zanetti, diretor comercial, a meta é de levar a Louvada a 100 pontos de venda 40 dias depois do lançamento.
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