Dia Mundial da Cerveja com brinde de até 15° dentro do copo

As baixas temperaturas pedem bebidas mais encorpadas e quentes e foi pensando nisso que especialistas desenvolveram a bebida mais amada pelos brasileiros, o chope de inverno. Desta forma, o Dia Internacional da Cerveja, celebrado no dia 5 de agosto, mesmo com frio, vai poder ser brindado com um chope saboroso e quente. Calma, vamos explicar.

Consumida por uma grande massa de pessoas as cervejas especiais, tem entre seus diferenciais o teor alcoólico que pode ser mais aguçado ou mais suave. É essa porcentagem de álcool que vai interferir na temperatura do seu chope. Ou seja, quanto menos alcoólica e mais leve for o estilo da cerveja, mais fresca ela deve estar, e quanto mais alcoólica e encorpada, mais morna ela deve estar. Nesse contexto as cervejas especiais podem ser degustadas em temperaturas que variam entre 3ºC e 15ºC.

Produzido desde 2012 em Chapecó, pela cervejaria Dalla o chope alemão Munich Dunkel, é um dos favoritos do público cervejeiro. O chope de coloração castanho escuro carrega em sua composição uma seleção variada de maltes torrados, combinado com leves notas de café, carregando no sabor o tostado. Além disso, o chope tem alta dosagem de álcool e por possuir uma grande quantidade de malte – o que deixa o chope mais doce – torna ele o preferido do público feminino. Esse chope é servido a temperatura de 6° e quanto mais quente ficar no copo mais saboroso fica. “Isso ocorre porque o chope, conhecido como chope de inverno, quanto mais quente mais notas de sabor são sentidas no paladar, que quando estão a uma temperatura de 0° acabam não sendo observadas. É um chope para ser degustado e consumido com calma”, explica o empresário cervejeiro, Braulio Dalla Vecchia.

Outra característica importante das cervejas para o inverno é que são muito versáteis e harmonizam com qualquer tipo de comida desde fondues e massas até feijoada e sopas. Motivo para brindar é o que não falta, então dia 5 brinde e faça a festa com os melhores chopes.

Dia de brindar a bebida mais consumida do mundo

Desde 2007 a primeira sexta-feira de agosto é comemorada pelo mundo como o Dia Internacional da Cerveja. A brincadeira começou numa mesa de bar nos Estados Unidos com quatro amigos, Avshalomov, Evan Hamilton, Aaron Araki e Richard Hernandez. Eles achavam que a bebida merecia uma data exclusiva para ser comemorada. No ano seguinte àquela ideia, em 2008, iniciaram a promoção da data, e logo ganharam adeptos de cerca de 50 países, inclusive no Brasil. Em 2011, por exemplo, o assunto foi Trending Topic no Twitter em inglês e em português.

A cerveja se originou na região da Suméria há cerca de 9 mil anos atrás. E foi justamente para cultivar cevada que os sumérios estabeleceram os primeiros assentamentos da civilização, na região da Mesopotâmia.

A bebida também foi forma de pagamento para trabalhadores no antigo Egito, e era usada como alimento, por ser considerada um pão líquido. Na antiguidade, a cerveja também servia como uma forma segura de consumir água, pois purificava-a durante o processo de fabricação. A pasteurização, ao contrário do que se pensa, não foi descoberta por Louis Pasteur devido ao leite, mas sim em seus estudos com cerveja, e a refrigeração artificial, que hoje garante que tenhamos geladeira e condicionadores de ar, é outro benefício vindo da cerveja.

Be the first to comment on "Dia Mundial da Cerveja com brinde de até 15° dentro do copo"

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.