São Paulo se prepara para sua primeira “semana cervejeira” ao sediar dois dos maiores eventos do setor na América Latina, que apresentam de matérias-primas e tecnologia a lançamentos de cervejarias nacionais e estrangeiras
A capital paulista ganha este ano uma semana dedicada à cerveja, com dois eventos que acontecem na sequência, dando ao público a oportunidade de percorrer a cadeia produtiva completa, “do campo ao copo”. De 28 a 30 de maio, a Brasil Brau reúne milhares de profissionais do mercado para falar de tendências, tecnologias, matérias-primas e processos de produção cervejeiros. De 30 de maio a 2 de junho, o Mondial de la Bière, um dos festivais mais respeitados do circuito mundial, atrai dezenas de cervejarias artesanais de diferentes estados e consumidores ávidos por novidades. Juntando as duas oportunidades, os visitantes terão uma semana para acompanhar o caminho da cerveja desde o cultivo dos insumos até o aclamado primeiro gole.
“Esta será a primeira semana cervejeira de São Paulo”, explica Luana Cloper, executiva da multinacional francesa GL Events e gestora de dois dos maiores eventos da área. “Em 2019, o ciclo inteiro da cerveja está contemplado. Na feira Brasil Brau, a ala profissional do mercado aborda insumos como malte, leveduras e lúpulo, descobre as tecnologias e maquinários mais avançados, além de técnicas e novas tendências de produção. Já no Mondial de la Bière, além de o consumidor usufruir de todo o legado das indústrias e microcervejarias, estas testam de fato a adesão do público a seus produtos”, ilustra Cloper.
Do campo às fábricas
A Brasil Brau chega à sua 15ª edição como a mais tradicional feira nacional de tecnologia voltada para o setor cervejeiro, com abrangência latino-americana. Concentrando o que há de mais atual em maquinário, produtos e serviços do mercado cervejeiro, o evento bienal foi pioneiro no país e trata toda a cadeia produtiva da bebida. A feira já conta com um recorde de 60% a mais de solicitações de pré-credenciamento e crescimento de 35% de área vendida em relação à edição de 2017, atraindo a atenção de players relevantes de maquinário, insumos e serviços da China, Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha. Entre as empresas brasileiras, o encontro promove intercâmbio comercial e técnico envolvendo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Aproximadamente 8 mil visitantes terão acesso às novidades das mais de 100 marcas reunidas em um espaço de cerca de 8.000 m². A Brasil Brau abriga também o 16º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira – o mais tradicional e relevante do segmento, com curadoria de Cilene Saorin, uma das primeiras mestras-cervejeiras do Brasil. A programação conta com profissionais de renome internacional, atuantes no mercado nacional e estrangeiro, para apresentações e debates sobre novas técnicas, soluções e tendências para diversas aplicações do processo produtivo da cerveja. Outra atração será o III Prêmio Brasil Brau de Gestão de Negócios em Cerveja, iniciativa que incentiva a valorização e profissionalização das marcas, com o objetivo de destacar e premiar a gestão do negócio de cervejas especiais em diferentes categorias. Uma das novidades de 2019 é a estreia do Brewer Lounge, novo formato de divulgação e interatividade de produtores com seu público-alvo. No espaço, os cervejeiros irão apresentar novos conteúdos, unindo abordagem técnica com degustação orientada de cervejas em prol do debate de boas práticas, processos de produção, usabilidade de produtos e serviços.
Das fábricas ao copo
Para quem quiser continuar a saga cervejeira, a 2ª edição do Mondial de la Bière São Paulo começa já no dia 30, no espaço de eventos Arca, localizado na Vila Leopoldina. O festival une as novidades do mundo cervejeiro ao melhor da cultura paulistana contemporânea. Além da seleção imperdível de cervejas, gastronomia e música, a organização oferecerá outras atividades que remetem ao caráter urbano e de cultura de rua da cidade. A cerveja passa a ser a anfitriã da festa dos artesanais, que pela primeira vez terá uma área craft e apresentará outros produtos artesanais de alta qualidade como cafés, cigarros, chocolates e destilados. O Mondial de la Bière São Paulo conta também com o MBeer Contest, que premia os melhores lançamentos do salão. Ao comprar o ingresso Cervejeiro Solidário, o visitante paga um valor reduzido para circular pelo festival. Em contrapartida, a opção exige um quilo de alimento não perecível, com coleta, separação e distribuição sob responsabilidade do parceiro Projeto Mesa Brasil, do SESC-SP, que atua há 24 anos combatendo a fome e o desperdício de alimentos.
Realizado anualmente em Montreal, no Canadá, em Mulhouse, na França, no Rio de Janeiro e, desde o ano passado, em São Paulo, o Mondial de la Bière é um dos principais eventos de cervejas artesanais do mundo, reunindo fabricantes, distribuidores e importadores de rótulos artesanais e premium, entretenimento e degustação. Ele é considerado a porta de entrada para muitas indústrias de cervejas estrangeiras nos países de realização. No Brasil, o Mondial de la Bière é promovido e organizado pela GL Events Exhibitions.
Organizadores
A francesa GL events é um dos maiores grupos do setor de eventos no mundo, com sede em Lyon. A companhia está presente em 24 países, nos quais administra 40 espaços para eventos. O grupo já realizou mais de quatro mil eventos, inclusive Copas do Mundo, Olimpíadas, festivais de música e cinema. No Brasil, a companhia mantém escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Serviço:
Brasil Brau – XV Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja
Data: 28 a 30 de maio de 2019
Local: São Paulo Expo Exhibition&Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil
Ingressos: R$ 120 por dia
Para mais informações acesse: www.brasilbrau.com.br
Serviço:
Mondial de la Bière São Paulo
Data: 30 de maio a 2 de junho de 2019
Local: Arca – Avenida Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina – São Paulo.
Ingressos: https://mondialdelabieresp.byinti.com/
Be the first to comment on "Do campo ao copo – (SP)"