Escola Inglesa: Seus estilos, suas cervejas e suas historias.

Escola inglesa

reino unidoA cerveja está presente desde a antiguidade nas ilhas que formam o Reino Unido e, durante sua história, sempre foi muito importante para os habitantes dos países que compõem a região. Lá foram criados estilos ainda hoje muito consumidos e que servem de base para diversos outros, como as Porters, as Stouts e as Pale Ales. Todos os estilos que hoje incluímos na escola Inglesa são Ales e têm características variadas, mas, em geral, todas com destaque para os aromas e sabores do malte e lúpulos terrosos e/ou herbáceos, muitas vezes seguidos por toques frustrados frutados da fermentação.

Confira abaixo alguns rótulos e/ou cervejarias facilmente encontrados da escola do Reino Unido:

  • Tennents Scotch Ale;
  • Goose Island IPA;
  • Insana Chocolate Porter;
  • Guinness Draught;
  • Wells Bombardier;
  • Young’s Double Chocolate;
  • Colorado Demoiselle;

Curiosidades:

– A história dos pubs:  Antigamente, as mulheres eram responsáveis pela produção e comercialização da cerveja. Era comum que elas colocassem um símbolo em um mastro na porta da casa quando a cerveja estava pronta e havia excedente, para que os vizinhos pudessem vir e bebê-la. Essas casas ficaram conhecidas como Ale-Houses e, mais tarde, como Public Houses. Daí surgiram os pubs, marca registrada do Reino Unido e a opção para o consumo de cerveja da maior parte da população.

– Porters: Surgidas na regão de Londres e sucesso principalmente durante o período da Revolução Industrial no século XVIII, eram cervejas mais escuras e com teores alcoólicos variados. Ficaram conhecidos como Porters principalmente pelo seu sucesso com os trabalhadores e estivadores da cidade, que mais consumiam a bebida.

– Stouts: Eram versões mais intensas e escuras das Porter, que com o tempo tinham ficado menos intensas. O estilo realmente se popularizou quando um cervejeiro chamado Arthur Guinness começou a produzir uma versão na ilha vizinha, a Irlanda, e conseguiu um sucesso comercial enorme com sua cerveja pelo mundo.

– Pale Ales: Quando começaram a ser produzidas, eram cervejas mais claras que as das da época graças à evolução da técnica de secagem dos cereais no processo de malteação. Os comerciantes que importavam esse tipo de cerveja para a Índia, colônia inglesa na época, repararam que as Pales Ales com mais ácool e lúpulo chegavam em melhores condições ao destino. As cervejarias da época exportaram cada vez mais essas versões, gradualmente criando o estilo que hoje conhecemos como India Pale Ale (IPA).

A rede Pão de Açúcar resolveu dar uma força e esta oferecendo 30% de desconto nas cervejas da escola Inglesa nos dias 21 e 22/04.  No site www.paodeacucar.com.br e nas lojas participantes!!!! Para quem  gosta das cervejas dessa escola aproveita e para quem não conhece, essa é a hora de experimentar.

About the Author

Leandro Martins
Gostou da brincadeira e entrou para o grupo, está buscando a cerveja perfeita, enquanto ela não vem, vai aprendendo um pouco mais a cada gole!

Be the first to comment on "Escola Inglesa: Seus estilos, suas cervejas e suas historias."

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.