A cerveja, que acompanha a história de Nova Friburgo desde a colonização, ganhou força na cidade nos últimos anos após o surgimento de produtores e cervejarias artesanais. Um dos marcos do aumento de produção e consumo desse produto, por exemplo, foi a aprovação da lei municipal 1.209/15 de incentivo à indústria, que trouxe diversos produtores, investimentos para a região e conferiu às pequenas cervejarias um tratamento tributário diferente.
Devido à popularidade da cerveja artesanal, foi criado o Projeto de Lei 3308/17, que reconhece um Polo Cervejeiro Artesanal de Nova Friburgo e Região. Segundo Sérgio Paiva, Diretor Executivo da Associação da Industria Cervejeira de Nova Friburgo e Região (Beer Alliance), com o reconhecimento do polo, a cerveja artesanal “passa a existir aos olhos do estado, que então poderá implantar políticas de incentivo para o segmento”. Além dos benefícios econômicos, o turismo só tem a ganhar com a criação do Polo Cervejeiro. “A atividade da cerveja artesanal é indutora de outros segmentos, como a gastronomia e o turismo” explica Sérgio.
O Lúpulo é tradicionalmente usado, junto ao malte, à água e à levedura, na fabricação da cerveja. No calor do cozimento da mistura, o lúpulo libera suas resinas de sabor amargo, dando à cerveja sabor característico. Por ser um conservante natural é essencial na produção do produto.
Seguindo o desenvolvimento da produção de cerveja artesanal em Nova Friburgo, a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf) apresenta, nos dias 27 e 28 de abril, a 2ª Festa da Flor de Lúpulo. O evento reunirá palestras técnicas sobre o plantio, produção, comercialização e utilização do lúpulo, visitação a produtores de mudas e plantações já instaladas na região, feiras com produtos derivados, e muito mais.
“A Festa da Flor do Lúpulo, com certeza, trará mais visibilidade ao nosso município em relação à plantação desse elemento chave na produção de cervejas artesanais”, afirma o presidente da Acianf, Júlio Cordeiro.
Confira a programação do evento:
Palestras técnicas realizadas no Country Club de Nova Friburgo, sábado, 27 de abril, durante o período da manhã e da tarde:
1 – Engenheiro Agrônomo Alexandre Jacintho Teixeira,
Gerente Técnico Regional da EMATER-RIO, pós-graduado em Planejamento Urbano e Ambiental, colabora na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF) como Vice-Presidente de Agronegócios.
Palestra: Avanços tecnológicos no cultivo de lúpulo em Nova Friburgo
2 – Duan Ceola
Palestrante técnico catarinense convidado. Trabalha na Escola Superior de Cerveja e Malte, em Blumenau.
Palestra: Humulus Lupulus – A história que não te contaram.
3 – Sommelier Padilha
Sommelier de cervejas pela Doemens Akademie e Mestre em Estilos pelo Siebel Institute.
Consultor de cervejarias, docente da Escola Superior de Cerveja e Malte, expert em cerveja da rede Zona Sul, apresentador da coluna Carta de Cerveja da Band News, head sommelier do The Beer Planet e jurado de concursos nacionais e internacionais.
Palestra: O que muda com o Lúpulo fresco? Impacto da utilização do Lúpulo produzido no Brasil.
4 – Fernando Teixeira Samary – EMBRAPA Agroindústria de Alimentos
Pesquisador da EMBRAPA Agroindústria de Alimentos
Palestra: Programa de fomento da cultura do Lúpulo na Serra Fluminense. O que é REDE?
5 – Leonardo Lopes da Silva – U.F.Rural do Rio de Janeiro
Doutorando no programa de Pós Graduação em Ciências, Tecnologia e Inovação em Agropecuária na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Licenciado em Ciências Agrícolas.
Mestre em Agricultura Orgânica.
Palestra: Avaliação agronômica e aspectos fito químicos de variedades de Lúpulo (Humulus Lupulus L.) em Sistema Orgânico na região Serrana Fluminense (Brasil) e o processo de construção da cadeia produtiva na região de El Bolsón (Argentina).
ATENÇÃO: Durante o evento de sábado haverá expositores de produtos e serviços específicos ao setor de cervejarias com oportunidade de negócios ao lado do auditório onde serão apresentadas as palestras técnicas.
Oficina Gastronômica com Lúpulos
A Chef Vegana Clarissa Taguchi realizará uma Oficina Gastronômica com Lúpulo. O evento ocorrerá (sábado) simultaneamente às palestras para o público em geral e interessados na utilização do Lúpulo na culinária.
Visitação às Cervejaria Alpendorf, Pontal e Ranz
Visitação guiada com direito a degustação
Visitação à produção de Lúpulo
Visitação guiada à produção de Lúpulo na Chácara do Amparo, no bairro Amparo, domingo, dia 28 de abril, às 10h.
A realização é da Acianf, com apoio, da Associação dos Amigos e Moradores de Amparo (ASSAMAM), Prefeitura Municipal, Nova Friburgo Country Clube, Cervas, Beer Alliance, Confraripa, Acerva, Sebrae, Emater Rio, Embrapa e Rede Lúpulo Serra Fluminense.
Os ingressos podem ser comprados através do site https://bit.ly/2CvdRsn. Mais informações através dos números: (22) 99253-9508 ou (22) 2522-1145.
Be the first to comment on "Festa da Flor do Lúpulo acontece nos dias 27 e 28 de abril. – (RJ)"