Frio e cerveja: temperaturas mais baixas são ideais para apreciar diferentes tipos da bebida

Variedade de estilos e teores alcoólicos mais altos são os mais indicados para dias mais frios. Saiba por quê.

Com a chegada do inverno, os dias ficam mais curtos e as temperaturas mais baixas. E sim, cervejas combinam com a estação mais fria do ano, pois existem estilos, aromas e sabores que harmonizam muito bem com esta época. Para quem ainda não conhece toda a variedade existente no mundo cervejeiro, este é o período ideal.

Para dias mais frios, o mais indicado é buscar cervejas com teor alcoólico mais alto e sabores mais complexos. Estas são perfeitas para harmonizações com queijos duros e semi-duros e de sabores mais marcantes, como, por exemplo, gorgonzola, parmesão, grana padano, Gruyere, emmental, entre outros. Outra dica é apostar nos rótulos com aromas marcantes, como os frutados, amadeirados, tostados e adocicados.

“Nesta época do ano, é natural que a gente fique mais receptivo a cervejas com teor alcoólico mais elevado e sabores mais intensos, que possuam longa persistência aromática e com maior corpo. O interessante é aproveitar o momento para conhecer toda a diversidade que existe dentro do mundo cervejeiro”, afirma Laura Aguiar, Mestre-cervejeira da Cervejaria Ambev.

Para ter uma experiência ainda melhor, é muito importante ficar atento à temperatura da bebida. Cervejas mais encorpadas e complexas, em geral, pedem uma temperatura para consumo mais elevada do que o habitual. Ao contrário das cervejas de estilo pilsen, que apostam na refrescância e em temperaturas mais baixas, essas devem ser degustadas em temperatura um pouco mais elevada (variando entre 5 a 15ºC) para melhor apreciação.

Abaixo, alguns estilos ideais para apreciar em dias frios.

Russian Imperial Stout: São derivadas do estilo Stout porém mais complexas e alcoólicas. Possuem notas de torra, aromas frutados, lúpulo e alta percepção alcoólica. Isso resulta em uma cerveja que traz sensação de aquecimento e possui aromas e sabores únicos. Exemplo de rótulo: Wäls Petroleum

Barley Wines: São cervejas licorosas, adocicadas, fortes e de teor alcoólico elevado, com aroma geralmente frutado. São boas para serem guardadas na garrafa, já que o seu sabor melhora com o tempo. Suas características fazem com que esse estilo seja apropriado para harmonizações com sobremesas. Exemplo de rótulo: Bohemia Reserva

Belgian Golden Strong Ale: São cervejas frutadas, amargas e de elevado teor alcoólico. Em geral, possuem espuma densa e cremosa. Exemplo de rótulo: Leffe Rituel 9º

Be the first to comment on "Frio e cerveja: temperaturas mais baixas são ideais para apreciar diferentes tipos da bebida"

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.