Homem Cerveja Entrevista a Tv Cerveja.

O Homem Cerveja fez uma entrevista exclusiva com Eduardo Filho o idealizador da TV Cerveja, um canal no youtube que vem mostrando um conteúdo essencial e fascinante sobre cervejas artesanais, gastronomia, eventos e inovações. Confere abaixo:

eduardofilhoEquipe da TV Cerveja com Chef Alex Atala no Degusta Beer and Food 2014 (da esq. para dir. Edson Lima, Marcelo Nascimento, Alex Atala, Eduardo Filho e Renzo Fedri)

1. Quando e como surgiu a ideia de fazer a TV Cerveja?

Meu interesse por cervejas artesanais começou em 2003, mas a coisa ficou mais séria a partir de 2005 quando fiz uma viagem para a Holanda e tive um contato com marcas que eu nunca tinha visto e uma quantidade de estilos que eu nem imaginava existir, sem falar nos bares que não vendiam nenhuma marca, apenas as próprias cervejas que eram produziam em família. Ao voltar ao Brasil, não havia tantos lugares onde encontrar cervejas artesanais, muito menos pessoas para conversar e trocar informações. As redes sociais também não tinham a força de hoje. Comecei então a convidar alguns amigos para o que chamávamos de “Noite Alemã”, que acontecia em minha casa na última sexta-feira de cada mês, com cervejas escolhidas por mim, harmonizadas com comidas alemãs feitas pela Ana Claudia (minha esposa).

A partir de 2006, iniciei o hábito de fotografar as cervejas que bebia e escrever as minhas impressões sobre elas em um album do Orkut, que migrei posteriormente para o Facebook.

Nos últimos 4, 5 anos, comecei a perceber uma certa profissionalização do mercado nacional, fazendo com que o espaço destinado às cervejas importadas começasse a incorporar também lançamentos de cervejarias brasileiras e isso se tornou cada vez mais intenso.

Paralelo a esse movimento, sempre fui aficcionado por vídeo, câmeras e tudo relacionado a produção audiovisual e “caçador” de conteúdo online em uma época em que não havia Youtube, Vimeo… Você deixava o computador baixando um filme a noite toda, para assistí-lo no dia seguinte. Dependendo do tamanho do filme, poderia passar dias baixando.

Em 2011 comecei a assistir a série Brew Masters, apresentada por Sam Calagione e pensar que era possível ter este tipo de conteúdo e formato no Brasil também, principalmente com o crescimento da indústria local e do mercado consumidor. Foi então que em 2012, percebi que era um projeto viável e o primeiro nome que me veio à mente foi “TV Cerveja”. Eu tinha certeza absoluta que alguém já tinha registrado este nome, que era muito óbvio e, para minha surpresa, estava disponível. Foi então que registrei o endereço em julho de 2012 para “proteger” a idéia e executá-la no futuro. Não tinha muita noção de quando colocaria o projeto em prática, só queria ter a certeza de proteger o nome e depois pensar em como realizá-lo. O nosso primeiro vídeo foi ao ar em outubro/2013, há menos de um ano e, desde então, nossa participação na cena cervejeira tem sido frequente, especialmente nos grandes eventos.

 

2. No início, o foco e pauta dos conteúdos eram bem definidos ou vocês foram sentindo o que o publico queria  ver para ir moldando um formato mais próximo dele?

Sim. Desde o início sempre foi claro para nós qual o tipo de conteúdo e pauta que cobriríamos, inclusive qual seria a evolução do nosso formato. O primeiro passo era estabelecer o nosso próprio nome, marca, reputação e reconhecimento dentro do mercado, para isso, nosso foco foi quase que total nos grandes eventos, que enxergamos como o melhor lugar para estar próximo das cervejarias, do público, das novidades e lançamentos. Assim como despertar a curiosidade das pessoas por aquilo que produzíamos. Obviamente que por mais que você faça pesquisa, projeto, planejamento, você nunca terá capacidade de prever todas as situações ou a forma como o público receberá o seu conteúdo, então aos poucos fomos moldando o formato para o que existe hoje. Se você assistir os nossos vídeos, desde o primeiro, até hoje, perceberá mudanças sutis na linguagem, no formato, que é uma tentativa de se adequar não apenas ao tipo de pauta que produzimos, mas de como atingir o nosso público de modo mais eficiente.

 

3. Hoje a Tv Cerveja sobrevive dos seus patrocinadores? As empresas enxergam a TV Cerveja como um Canal de Mídia exclusivo e que conversa direto com seu publico alvo?

Ainda não, mas sobreviverá. Existe a fase de plantar e a de colher. A TV é recente, tem menos de um ano desde o seu primeiro vídeo. Encaramos como uma fase de construção e consolidação do negócio. Até o momento praticamente toda a nossa produção foi realizada com investimento próprio, exceto as ações institucionais que são pagas pelos contratantes. O mercado está se profissionalizando. Se você conversar com os proprietários de cervejarias, perceberá que ainda são poucos os que se profissionalizaram de fato e que entendem a necessidade de se profissionalizarem, na grande maioria dos casos o negócio gira em torno do dono. Muitos cuidam de toda a cadeia, desde a produção efetiva da cerveja até questões administrativas, comerciais, logística, relação com fornecedores, com distribuidores, comunicação. Centralizam em si muitas atividades que não fazem parte do “coração” do negócio, algumas atribuições que não dominam. Muitos ainda não percebem o poder das redes sociais, acham que ter Facebook e postar fotos de garrafas de cerveja de vez em quando é gerenciar uma rede social. Ter muitos de fãs em uma página não significa necessariamente que isso reflita em seu número de consumidores.

A tão falada “Cultura Cervejeira” não abrange apenas educar o público a descobrir novos sabores e novos estilos, mas educar quem produz, profissionalizar toda a cadeia, fazer com que as cervejarias enxerguem a oportunidade de interagir com o seu público. O trabalho da TV Cerveja não consiste apenas em produzir vídeos, mas fazer com que este conteúdo chegue ao público certo, ao espectador que se interessa pelo produto e pelo mercado. Nós temos hoje mais de 25 mil fãs e não são pessoas aleatórias que curtiram a nossa página, nosso último levantamento identificou que 67% do nosso público é da classe A e B, 75% já consome cervejas especiais. Nas semanas em que divulgamos novos vídeos, o público cresce 5%, o que representa hoje mais de mil novos fãs a cada semana. Isso tem um valor agregado, pois falar para o público é uma coisa, falar para o público certo é outra bem diferente.

 

4. Quais os objetivos presente e futuro da TV Cerveja?

O próprio nome da TV já diz que o objetivo é ser um canal de TV. E, para sermos um canal, precisamos de uma grade de programação. Então o próximo objetivo é iniciar a produção contínua de conteúdos em formato de programas, com dia e hora certos para ir ao ar, como ocorre em um canal de TV convencional. Cada dia da semana com a sua respectiva programação. É um projeto ambicioso e que depende muito da sintonia entre todos os interessados no crescimento deste mercado para que possa dar certo. Já temos as pautas e roteiros definidos, a fase atual é de negociação e conversas para que possamos produzir o conteúdo.

5. Os poucos concorrentes de uma certa forma incomodam ou eles tem bem definido outra linguagem para outro tipo de público, ou de fato o assunto ainda é muito amplo quando falamos de Cervejas Artesanais, ao qual acaba englobando todo o universo da cerveja?

Ainda não vejo concorrência neste mercado. Há outros canais de vídeo além da TV Cerveja, mas que não geram concorrência entre si. Cada um com o seu foco, com sua linguagem e seu público muito bem definido. Pra mim são mídias distintas, talvez até complementares. É como as cervejarias artesanais, apesar de produzirem o mesmo produto e venderem para o mesmo mercado, não se pode dizer que elas concorrem entre si. Se houvesse apenas uma ou duas cervejarias artesanais, provavelmente as duas abririam falência no primeiro ano por “monotonia” de mercado. Mas a quantidade de marcas, de novos rótulos, de novidades existentes no mercado faz com que mais consumidores se interessem pelo produto. No final, todos ganham.

 

6. Qual expectativa da TV Cerveja com relação ao consumidor?  O que a TV Cerveja pode ou poderá fazer para que esse consumidor assista mais o Canal?

Nossa maior característica hoje é a busca pela qualidade do que produzimos. Não falo apenas do conteúdo, já que isso é premissa para quem quer se dar bem na área de comunicação. Falo da qualidade da produção em si, do cuidado que a equipe tem com o acabamento dos nossos materiais, com a qualidade do enquadramento, fotografia, som, iluminação, roteiro… Sim, roteiro. Quem assiste um vídeo da TV Cerveja tem certeza de que não é algo feito aleatoriamente, mas planejado, pensado e discutido previamente. Sem falar que tive uma sorte muito grande de trabalhar com uma equipe muito, muito, muito profissional, que se dedica aos pequenos detalhes de tudo e, se percebemos que algo está errado ou pode melhorar, nós vamos recomeçar tudo do zero e refazer da melhor forma possível.

 

7. A TV Cerveja acredita que a Cerveja Artesanal sendo importada ou nacional de fato irá ganhar um destaque acima do Vinho no Mercado Nacional, tendo em vista que o nosso clima é muito mais favorável a cerveja?

Olha… São produtos distintos e importantes para a nossa economia. Não vejo cerveja e vinho como concorrentes, mas coexistentes. O mercado de vinho tem muito a ensinar ao mercado de cerveja nas questões comerciais, logísticas de capilarização, assim como o mercado de cerveja artesanal tem muito a ensinar ao mercado de vinhos, especialmente na questão inovação, criatividade e originalidade, que são características que nos levaram a ganhar tantos prêmios internacionais e medalhas recentes.

Um ponto importante é que a cerveja vem vencendo o preconceito dentro da gastronomia, que antes era um território quase exclusivo do vinho e muitos chefs de renome como Alex Atala, Laurent Suaudeau, Claude Troisgros, Ronaldo Rossi e outros, já introduziram definitivamente o conceito de cerveja e gastronomia. Inclusive em entrevistas recentes para a TV Cerveja disseram que este já é um preconceito ultrapassado em muitos países e que, aos poucos, está sendo vencido no Brasil também. Isso é fruto mais do desconhecimento do público a respeito da variedade de cervejas e estilos, do que relacionado a qualidade do que é produzido.

 

8. Espaço para as considerações finais:

Bem… Em primeiro lugar, obrigado à equipe “Homem Cerveja”, mais uma fonte de conteúdo cervejeiro, isso só confirma que ainda há muito espaço a ser preenchido no mercado de cerveja. Obrigado também aqueles que seguem a TV Cerveja no Facebook, Instagram e Youtube. E, gostaria de convidar aqueles que ainda não nos conhecem, a curtirem nossa página em www.facebook.com/TVCerveja, assinarem nosso canal no Youtube: www.youtube.com/TVCerveja e seguirem nosso Instagram @tvcerveja.

h18Agradecimento especial ao Marcelo Nascimento, produtor da Tv Cerveja, que tornou viável esta matéria para nosso blog.