Basta uma rápida olhada em qualquer prateleira de supermercado ou loja especializada para perceber que as cervejas Belgas são predominantes, e isso não se dá pelo fato delas serem baratas ou existir algum acordo comercial entre o Brasil e a Bélgica que facilite a entrada dessas cervejas no país.
A Bélgica é um país pequeno, localizado na Europa Ocidental, de cerca de 11 milhões de habitantes. Só para se ter uma base de comparação, a Grande São Paulo tem aproximadamente 20 milhões de habitantes. Mas o que faz da Bélgica um grande país produtor de cerveja?
A explicação está na era medieval onde as cervejas eram produzidas em mosteiros e tinham como objetivo a alimentação e não o prazer de se beber uma boa cerveja. A região também faz toda a diferença, a Bélgica tem um clima propício para a produção de cereais.
Os números sobre a quantidade de cervejarias e cervejas na Bélgica é pouco preciso, o número mais confiával que encontrei foi no livro que ganhei do amigo Rodrigo Rosseto chamado “Cerveja” e editado por Michael Jackson que afirma que esse número é próximo de 120 cervejarias e mais de 500 cervejas divididas em diversos tipos sejam eles nativos ou não.
Outro ponto interessante sobre a cultura cervejeira Belga é que a etiqueta do copo é levada a sério por eles, sem o copo correto o atendente pode se recusar a servir a cerveja que você pediu um um bar ou restaurante.
A escolhida para me aprofundar na cultura cervejeira desse país foi a La Trappe Tripel.
Ficha Técnica:
País de Origem: Bélgica
Cervejaria: De Koningshoeven
Estilo: Belgian Tripel
Álcool (%): 8% ABV
Temperatura: 5-7 °C
Copo ideal: Cálice (Trapista)
Preço: R$ 18,82
Onde Comprar: http://www.birras.com.br
Magnifica, assim posso definir essa Tripel Belga! Quando se experimenta algo diferente pela primeira vez é natural minimamente achar estranho, mas não foi o que aconteceu quando degustei a La Trappe Tripel, logo no primeiro gole foi possível notar a qualidade e identidade forte dessa cerveja.
Uma cerveja marcante em seu corpo, encorpada, espuma curta e extremamente frutada, equilibrada no formulação e extremamente agradável de se beber essa Tripel vai ficar marcada entre as cervejas que mais me agradaram. Tudo bem que não provei tantas assim mas confesso que fiquei muito entusiasmado para provar as irmãs da mesma cervejaria.