Em nova edição ampliada e atualizada, o livro traz, entre outras novidades, um capítulo especial sobre a cultura cervejeira no Brasil
A nova edição do Larousse da cerveja (Editora Alaúde) traz tudo o que o leitor gostaria e precisa saber sobre a bebida alcoólica mais consumida no mundo. Ao longo de suas centenas de páginas ricamente ilustradas, o livro apresenta um panorama completo sobre a cerveja com curiosidades e informações sobre as bebidas produzidas no Brasil e no mundo.
Esta edição apresenta um capítulo especial sobre a indústria cervejeira no Brasil, no qual é analisada toda a cadeia produtiva e o mercado atual. Além disso, o guia de estilos de cerveja foi completamente reformulado, conforme as atuais diretrizes do Beer Judge Certificate Program (BJCP), o maior e mais renomado programa de certificação de avaliadores de cerveja.
Começando pelas raízes históricas, o livro conta como a cerveja se insere na cultura de diversos povos – antigos e contemporâneos –, destacando a influência dos mosteiros medievais e a famigerada Lei Seca, nos Estados Unidos do começo do século XX. Em seguida, descreve os principais ambientes onde a cerveja é tradicionalmente consumida e como a bebida deve ser servida, mostrando, inclusive, os copos mais indicados para cada estilo – muitos deles retratados a partir da coleção pessoal do autor.
O livro também traz os detalhes das diversas etapas de fabricação e disseca quais as matérias-primas que servem de base para se obter uma bebida de qualidade. No âmbito da degustação, o livro descreve em detalhes as características e as propriedades de cada um dos mais de 100 estilos de cerveja conhecidos, indicando exemplos brasileiros e estrangeiros para que o leitor possa perceber as sutilezas de cada estilo pelo próprio paladar.
Antes de passar a régua e fechar a conta, o livro ainda lista os bares mais famosos, os festivais mais animados e os museus mais visitados, tudo para celebrar a bebida mais consumida mundo (depois da água e do chá) e a escolha da maioria das pessoas na hora do brinde. Saúde!
Sobre o autor
Mineiro de Belo Horizonte, Ronaldo Morado atuou como presidente da Cervejaria Colorado por dois anos, reestruturando totalmente a empresa, e hoje é consultor empresarial. Apaixonado por bares e pubs, começou a ler e estudar sobre esses ambientes nos anos 1990, época em que a cultura da cerveja estava começando a ganhar força, e testemunhou o crescimento do movimento cervejeiro no mundo. Diante da falta de títulos no mercado editorial, escreveu esta obra de referência, que condensa seus vários anos de pesquisa. Também é palestrante e escreve artigos sobre cerveja para diversos veículos de comunicação.
Sobre a Editora
Com mais de 10 anos de tradição no mercado editorial, a Alaúde vem desenvolvendo um catálogo sólido e diversificado, com títulos de destaque na área de gastronomia, saúde, filosofia prática, espiritualidade, automobilismo, desenvolvimento pessoal e profissional. Para mais informações, visite o site www.alaude.com.br
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