Livro esquecido traz receita secreta de cerveja que é seleção do Clube Wbeer

cover-wbeer

Os dois rótulos escolhidos para este mês trazem sabor e história para o início da nova estação.

image007Um antigo livro inspirou a criação de duas cervejas produzidas no norte da França. Segundo a lenda, um livro esquecido e reencontrado continha, em sua vigésima quarta página, receitas de cervejas, o que inspirou os mestres cervejeiros a criarem a Page 24.  Os dois rótulos dessa intrigante história são a seleção para o mês de setembro do clube de assinatura de cervejas Clube Wbeer.  Um é do estilo bière de Garde e outro Witbier, refrescantes e, além de todas essas curiosidades, são extremamente saborosas e caem bem nesta virada de estações.

A França é um país referência quando se trata de vinhos, mas em uma pequena cidade chamada Aix Noulette, na fronteira com a Bélgica, dois irmãos e um amigo – Stéphane e Vicent Germain e Hervé Descamps, resolveram se aventurar em caminhos mais cervejeiros. Foi assim que, em 2003, nasceu a Brasserie Saint German. A dedicação do trio para que os rótulos produzidos se destacassem, e que mostrassem o potencial da região, já que os ingredientes são todos encontrados na própria província, rendeu premiações à cervejaria.

image005O nome da linha não é mero acaso, há uma lenda – não se sabe se é real – de um antigo livro em que havia informações de uma das mulheres mais importantes e singulares da sua época (1098-1179), Hildegard Von Bingen – que também tem seu nome estampado no rótulo. A monja beneditina alemã, foi poetisa, dramaturga, escritora, compositora, botânica e conhecedora de ervas medicinais também foi uma estudiosa dessa flor verde utilizada nas produções de cerveja – o lúpulo. Segundo essa lenda, na página 24 deste livro havia, supostamente, um segredo muito importante para quem cultivava lúpulo e produzia cerveja.

Neste mês, os sócios do Clube Wbeer poderão degustar um dos rótulos mais icônicos da Saint German, o Page 24 Réserve Hildegarde Blonde, medalha de ouro no Salão Agrícola de Paris, feira de produtos feitos com matérias-primas locais, por quatro vezes. O outro rótulo escolhido é o Witbier Page 24 Blanche, os dois rótulos têm uma produção especial:  após o preparo, são armazenados em baixa temperatura por semanas antes do engarrafamento, o que garante aroma mais marcante e frutado. Segundo a Beer Sommelière da Wbeer.com.br o rótulo Page 24 – Réserve Hildegarde Blonde, é complexa, equilibrada e apresenta aroma de frutas, flores e cereais.   Já a Page 24 – Blanche, “é um exemplar leve, perfumado e refrescante. Sem dúvida é um dos melhores exemplares do estilo”, afirma Flávia.

Para mais informações sobre a Wbeer.com.br, visite os endereços:

https://www.wbeer.com.br/info/clube/

www.facebook.com/WBeerOficial

www.instagram.com/wbeeroficial/

www.twitter.com/WBeerOficial

About the Author

Marcelo Doratiotto
Fundador do Homem Cerveja, blog e redes sociais que reúnem tudo sobre cerveja e seu universo: avaliações, eventos, lançamentos, onde beber, onde comprar, mercado da cerveja e as últimas novidades. Tudo isso de forma descontraída e nada técnica. Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil e cervejeiro caseiro.

Be the first to comment on "Livro esquecido traz receita secreta de cerveja que é seleção do Clube Wbeer"

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.