Segmento que cresce cerca de 25% ao ano atrai ainda mais investidores e faz com que empresários busquem um nicho inexplorado para driblar a concorrência
BLUMENAU (SC) – A cerveja é a paixão dos brasileiros e não é de hoje que o mercado cervejeiro também se tornou. O segmento cresce cerca de 25% ao ano, segundo dados da Associação Brasileira de Microcervejarias (Abracerva). Com tantos números positivos, aumenta também o interesse dos investidores em apostar neste setor. Para driblar a concorrência cada dia maior, empresários do ramo devem buscar um posicionamento diferenciado para ampliar os lucros e conquistar novas oportunidades. De acordo com o diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte, professor Carlo Enrico Bressiani, além de saber quais os objetivos, conhecer a realidade do mercado e as preferências do consumidor, as empresas também devem buscar diferenciais, o que farão melhor do que as outras. “Hoje há empresas que produzem cerveja para gastronomia, isto é, para a confecção de receitas. Também há aqueles que produzem molhos, temperos, ou seja, o foco é para públicos diferentes”, afirma Bressiani.
Para o professor, há alguns tipos básicos de inovação. Entre eles o de produto. Um exemplo são os pães de cerveja produzidos pela cervejaria Schornstein com as sobras de grãos usados no processo de produção da bebida. O segundo seria o de processo, quando é modificada a forma de produção, algum equipamento é utilizado de maneira diferenciada ou a estratégia adotada no momento da fabricação vai além da tradicional.
Também existe a inovação organizacional e a ligada ao marketing, que tem foco nas estratégias de divulgação, posicionamento no mercado, na alteração do rótulo ou na confecção de embalagens diferenciadas. O educador ainda aponta a inovação em distribuição, ligada ao foco no trabalho com as distribuidoras, lojas especializadas ou venda através de e-commerce. Já as inovações Incrementais são voltadas às melhorias no rendimento e qualidade. “Inovação é transformar conhecimento em resultado”, acrescenta.
Como se inspirar e valorizar o produto
O especialista destaca ainda que para inovar no setor, o empresário deve combinar as informações da empresa, do mercado e as suas experiências, com novidades no segmento. A sugestão é participar dos eventos cervejeiros, visitar cervejarias pelo mundo, malterias, entre outras empresas do ramo que podem agregar sempre mais conteúdo. “Só é valor o que é percebido e valorizado pelo consumidor. Conteste absolutamente tudo em seu produto o tempo todo, para sempre encontrar estratégias diferenciadas e buscar soluções”, acrescenta o professor.
Escola Superior de Cerveja
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