Novos produtos, serviços e palestras com mestres cervejeiros marcarão a 12ª edição do evento, de 26 a 29 de abril
Lançamentos de novos equipamentos e embalagens, com foco na produção da cerveja artesanal estão sendo programados para acontecer durante a Envase Brasil | Brasil Alimenta 2016. Além do ambiente de exposição de máquinas e equipamentos para o setor, é crescente a expectativa com relação às palestras do Envase Experience – Falando de Cerveja, que abordará entre outros assuntos, os aspectos da criatividade, oportunidades, conhecimento e empreendedorismo do setor cervejeiro. A Envase Brasil | Brasil Alimenta acontece de 26 a 29 de abril no Pavilhão E do Centro de Eventos de Bento Gonçalves (RS).
De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), o setor cervejeiro brasileiro produziu em 2015 cerca de 13,8 bilhões de litros da bebida, ocupando a terceira posição no ranking mundial de produção, com mais de mil rótulos, e atrás apenas dos Estados Unidos e China. O crescente mercado das cervejas artesanais tem mostrado um novo padrão de consumo da bebida, apontando oportunidades para a cadeia produtiva e fornecedores desse segmento.
Diante desse cenário, os profissionais e visitantes da Envase Brasil | Brasil Alimenta, além de encontrar tecnologias, produtos e serviços poderão participar do Seminário Envase Experience – Falando de Cerveja, conhecendo mais sobre o setor, ouvindo cases de especialistas.
Quatro palestras estão confirmadas: Leonardo Sewald, mestre cervejeiro e diretor de Operações da Cervejaria Seasons, abordará o tema “A criatividade a serviço da indústria cervejeira”. Já Rodrigo Ferraro, mestre cervejeiro da Irmãos Ferraro Microcervejaria falará sobre “Como empreender em tempos de “oportunidades”. Marcus Dapper, mestre cervejeiro e docente em Tecnologia Cervejeira, tratará sobre “Busca por Conhecimento: A ‘Nova Onda’ da Cerveja Artesanal no Brasil”. Por sua vez, Leo Sassen, cervejeiro artesanal desde 2004, fundador da Acerva Gaúcha e juiz de cerveja tratará a temática “As micro-cervejarias do Rio Grande do Sul no começo do século XX”.
Osmar Bottega, diretor executivo da Envase Brasil | Brasil Alimenta, aposta que as feiras proporcionarão boas experiências aos participantes do setor cervejeiro. “Envase Experience – Falando de Cervejas está trazendo o relato de empreendedores do setor. Jovens que estão aproveitando o crescimento do consumo nesse segmento e dando uma aula de criatividade e abordagem de mercado. Sem dúvida alguma, não só os profissionais e interessados do setor de cerveja deveriam participar, mas profissionais de outras indústrias de bebidas também, pela riqueza de informações e experiências”, ressalta.
O mercado cervejeiro caracteriza-se pela competitividade e por ser concentrado, já que há o registro de 50 fábricas e de pelo menos 270 microcervejarias, essas últimas respondem por mais de 70 milhões de litros de cervejas especiais. Dentro desse grande mercado, as cervejas artesanais correspondem a menos de 1% do total de vendas e a expectativa é que ele cresça até 2% nos próximos 10 anos.
São parceiros da Envase Experience: Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Revista Engarrafador Moderno e Revista da Cerveja.
Sobre as feiras
Tecnologia, produtos e serviços para as indústrias vinícola, cervejeira e de laticínios, e as novidades e equipamentos para a cadeia de alimentos serão apresentadas durante a Envase Brasil | Brasil Alimenta. A diversificação é a marca dessa 12ª edição que receberá em torno de 200 empresas expositoras de oito estados brasileiros e 12 países. A abertura do evento está prevista para as 19h do dia 26 de abril com a expectativa de reunir autoridades nacionais e internacionais.
O destaque fica por conta do setor de bebidas em geral, cujo crescimento da demanda e de oferta tecnológica para vinícolas, microcervejarias e laticínios e derivados tem sido sentida de maneira mais evidente.
A Envase Brasil é uma feira de tecnologia, máquinas, equipamentos, embalagens e processos para indústrias de bebidas e alimentos e abrigará expositores nacionais e internacionais apresentando tecnologias para os diversos segmentos das indústrias de bebidas: vinho e espumante, suco, cerveja, refrigerante, água mineral, lácteas, cachaça e destilados.
Integrada ao conceito de tecnologia para as cadeias junto com a Envase Brasil, a Brasil Alimenta oportunizará ainda, o acesso de empresas fornecedoras de tecnologia, produtos e serviços para industrialização, processamento e abastecimento de alimentos, com ênfase nas embalagens e logística.A estimativa é de que mais de 12 mil visitantes, entre profissionais do setor de bebidas em geral, incluindo industriais, técnicos dirigentes das indústrias do setor, circulem pelo evento.
Principais atrações:
26 de abril – Encontro Produtor 2016
27 de abril – 2ª Conferência Internacional de Segurança de Alimentos
27 de abril – Rodada de Negócios SEBRAE
27 e 28 de abril -3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios
28 e 29 de abril – Envase Experience – Falando de cervejas e Falando de vinhos espumantes
26 a 29 de abril – Espaço Queijos & Companhia
Be the first to comment on "Mercado cervejeiro: lançamentos, tecnologias e oportunidades na pauta da Envase Brasil | Brasil Alimenta"