Musas do Verão de volta nas torneiras da Cervejaria Nacional

JapasJapas

Dia 19 de janeiro, brewpub lança receita colaborativa com adição de wasabe

Japas

Japas

A fábrica-bar queridinha dos  lúpulo maníacos brinda o verão com novidade refrescante nas torneiras. No dia 19 de janeiro o brewpub lança a quarta edição das Musas do Verão e promete surpreender com a união de forças entre a Cervejaria JAPAS, cervejaria cigana recém-nascida e comandada por cinco mulheres com descendência nipônica (Carolina Oda, Carolina Okubo, Fernanda Ueno, Maíra Kimura e Yumi Shimada) e o cervejeiro da casa, Guilherme Hoffmann. Para a versão 2015 foram  produzidos 650 litros de uma American Pale Ale, com adição de wasabe.

Batizada como Wasabiru, primeira produção da cigana JAPAS, esta cerveja de visual dourado intenso atinge 5,5% de teor alcoólico e 45 IBU. No nariz,  notas cítricas de limão e eucalipto, provenientes do lúpulo japonês Sorachi Ace, que na boca garante amargor limpo e intenso. Durante a maturação, foi usada a técnica de dry-hopping,  com lúpulo desenvolvido pelos japoneses em conjunto ao próprio wasabe, que confere refrescância à bebida.

 Enquanto durar, a Wasabiru, poderá ser degustada em copos de 320 ml (R$ 18) e 550 ml (R$ 26). Apenas na noite do lançamento, a sazonal será servida em sistema de Double , com horário estendido, das 17h às 0h. Quem pedir um pint de Wasabiruganha o segundo!

Sobre a Cervejaria Nacional
O projeto nasceu em 2006 da sociedade entre Fabiani, economista que se apaixonou pelo universo cervejeiro na década de 90 em Nova York, e do produtor gráfico Dudu Toledo, amigo entusiasta de suas experimentações. Dedicado e curioso, ao voltar para o Brasil, o autodidata trouxe um equipamento e começou a fazer em casa sua própria cerveja. A cada cozimento, a paixão de criar novas receitas crescia, assim como o prazer em dividir a experiência aos amigos e familiares, como Peter Jancso, cunhado de Fabiani que acompanhou desde o começo os primeiros cozimentos caseiros e mais tarde tornou-se sócio-investidor do projeto. De lá para cá, o trio entrou em uma confraria e mergulhou no universo cervejeiro. Assim nasceu a microcervejaria Nacional, que atuava inicialmente apenas como fornecedora de bares, como o extinto Drake’s. O projeto cresceu com a entrada de Alexandre e de Marcus Ribas, da consultoria AyB, e em 2011, os sócios transformaram a Cervejaria Nacional em fábrica bar.

Sobre a Cervejaria JAPAS
O que começou como brincadeira foi tomando corpo, até que as cinco meninas cervejeiras  decidiram abrir juntas uma cervejaria cigana (denominação dada às cervejarias que não produzem nas próprias fábricas). O grupo é formado por cervejeiras com experiência em outras cervejarias: Maíra Kimura, da carioca 2cabeças, Fernanda Ueno da Colorado, em Ribeirão Preto, e, na mesma cidade, Carolina Okubo da Invicta. Ao grupo se uniram duas paulistanas: a sommelière e especialista gastronômica Carolina Oda e a publicitária, designer de rótulos e também sommelière Yumi Shimada.
O contraste dessas meninas delicadas e femininas com a ideia de um mercado cervejeiro formado por marmanjos sempre chamou a atenção para a presença delas entre pesados sacos de malte e as agitadas mesas dos bares.

Serviço:

Cervejaria Nacional
Endereço: Av. Pedroso de Morais, 604, Pinheiros
Telefone: 11 4305-9368
Telefone para reservas: 11 3034-4318
Site: http://www.cervejarianacional.com.br/
Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira, das 17h às 0h, quinta–feira, das 12h às 0h, sextas e sábados, das 12h às 1h30

About the Author

Marcelo Doratiotto
Fundador do Homem Cerveja, blog e redes sociais que reúnem tudo sobre cerveja e seu universo: avaliações, eventos, lançamentos, onde beber, onde comprar, mercado da cerveja e as últimas novidades. Tudo isso de forma descontraída e nada técnica. Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil e cervejeiro caseiro.