Com certeza você já viu algum jogo da Libertadores com algo esquisito, de outro esporte, figurando na camisa do América de Cali ou do Deportivo de Cali. Tratava-se da palavra “Poker”. Afinal de contas, será que já naquela época, na década de 1990, o esporte das cartinhas eram tão popular a ponto de comprar espaços publicitários nas camisas de futebol de alguns dos times mais populares da Colômbia?
Não, não era o caso. Como foi muito comum na América Latina há mais ou menos 20 anos – vide os exemplos da “Quilmes” com o Boca Juniors e o River Plate na mesma época – uma das principais cervejas da Colômbia estampava a camisa dos times colombianos. Se você não se lembra, talvez esta camisa do Deportivo de Cali de 2005 talvez refresque sua memória mais do que a própria cerveja (e sim, lembrando, o Deportivo foi o vice-campeão da Libertadores em 1999 contra o Palmeiras).
Não, você não precisa entender nenhuma das regras do esporte para poder desfrutar da cerveja Póker. De natureza bastante popular e tipo Pilsen, a Póker é voltada para o público jovem – mais ou menos como a Skol aqui no Brasil. A principal ação de marketing da Póker atualmente é a “Quinta dos Amigos”. Você pode conferir o comercial da Cerveja logo abaixo.
Mas não era só a Póker que tinha profundas ligações com o Futebol na Colômbia. Outra empresa também tem liames bastante fortes com a bola redonda em solo colombiano. Provavelmente você deve lembrar dela também, é a Postobón – e não, não era uma marca de postos de gasolina como muitos pensariam. Nos anos 1980 a empresa patrocinou uma enormidade de times, como o América, Atlético Bucaramanga,Cortulúa, Cúcuta Deportivo, Deportivo Cali, Deportes Quindío, Deportivo Pereira e Alianza Petrolera (por meio de refrigerantes, mormente). A Postobón detém os direitos da família Pepsi (ou seja, 7-Up, Gatorade e etc) na Colômbia, além de ter marcas próprias que são sucesso de consumo na região. A marca é tão forte que o Atlético Nacional de Medellin é de propriedade da marca, para se ter uma ideia – sem contar a propriedade de um dos maiores canais de televisão da Colômbia, a RCN, por meio da parent company, a Organización Ardila Lülle.
Recentemente, aliás, a Postobón dava nome ao campeonato colombiano – como você deve ter percebido quando navegava pelos campeonatos no FIFA 15 de seu vídeo-game – e patrocinava também a seleção colombiana. Para combater a Bavaria (não tem a ver com a cerveja brasileira), principal cervejaria do país ao longo dos anos, a Postobón decidiu entrar no mercado – mas não com uma marca própria, e sim com a consagrada Heineken. Aí a mega empresa não vai precisar se preocupar tanto com marketing – afinal de contas a cerveja holandesa é uma das principais patrocinadoras da UEFA Champions League, principal competição de clubes do mundo. Mas será uma boa briga, sem dúvidas.
Be the first to comment on "Na Colômbia é assim: cerveja e futebol estão amplamente conectados"