Na Colômbia é assim: cerveja e futebol estão amplamente conectados

5de77ece7ef83833049050ec6203b75d

5de77ece7ef83833049050ec6203b75d

Com certeza você já viu algum jogo da Libertadores com algo esquisito, de outro esporte, figurando na camisa do América de Cali ou do Deportivo de Cali. Tratava-se da palavra “Poker”. Afinal de contas, será que já naquela época, na década de 1990, o esporte das cartinhas eram tão popular a ponto de comprar espaços publicitários nas camisas de futebol de alguns dos times mais populares da Colômbia?

Não, não era o caso. Como foi muito comum na América Latina há mais ou menos 20 anos – vide os exemplos da “Quilmes” com o Boca Juniors e o River Plate na mesma época – uma das principais cervejas da Colômbia estampava a camisa dos times colombianos. Se você não se lembra, talvez esta camisa do Deportivo de Cali de 2005 talvez refresque sua memória mais do que a própria cerveja (e sim, lembrando, o Deportivo foi o vice-campeão da Libertadores em 1999 contra o Palmeiras).

deportivo-cali-home-football-shirt-2005-s_29144_1

Não, você não precisa entender nenhuma das regras do esporte para poder desfrutar da cerveja Póker. De natureza bastante popular e tipo Pilsen, a Póker é voltada para o público jovem – mais ou menos como a Skol aqui no Brasil. A principal ação de marketing da Póker atualmente é a “Quinta dos Amigos”. Você pode conferir o comercial da Cerveja logo abaixo.

Mas não era só a Póker que tinha profundas ligações com o Futebol na Colômbia. Outra empresa também tem liames bastante fortes com a bola redonda em solo colombiano. Provavelmente você deve lembrar dela também, é a Postobón – e não, não era uma marca de postos de gasolina como muitos pensariam. Nos anos 1980 a empresa patrocinou uma enormidade de times, como o América, Atlético Bucaramanga,Cortulúa, Cúcuta Deportivo, Deportivo Cali, Deportes Quindío, Deportivo Pereira e Alianza Petrolera (por meio de refrigerantes, mormente). A Postobón detém os direitos da família Pepsi (ou seja, 7-Up, Gatorade e etc) na Colômbia, além de ter marcas próprias que são sucesso de consumo na região. A marca é tão forte que o Atlético Nacional de Medellin é de propriedade da marca, para se ter uma ideia – sem contar a propriedade de um dos maiores canais de televisão da Colômbia, a RCN, por meio da parent company, a Organización Ardila Lülle.

cervezas

Recentemente, aliás, a Postobón dava nome ao campeonato colombiano – como você deve ter percebido quando navegava pelos campeonatos no FIFA 15 de seu vídeo-game – e patrocinava também a seleção colombiana. Para combater a Bavaria (não tem a ver com a cerveja brasileira), principal cervejaria do país ao longo dos anos, a Postobón decidiu entrar no mercado – mas não com uma marca própria, e sim com a consagrada Heineken. Aí a mega empresa não vai precisar se preocupar tanto com marketing – afinal de contas a cerveja holandesa é uma das principais patrocinadoras da UEFA Champions League, principal competição de clubes do mundo. Mas será uma boa briga, sem dúvidas.

About the Author

Marcelo Doratiotto
Fundador do Homem Cerveja, blog e redes sociais que reúnem tudo sobre cerveja e seu universo: avaliações, eventos, lançamentos, onde beber, onde comprar, mercado da cerveja e as últimas novidades. Tudo isso de forma descontraída e nada técnica. Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil e cervejeiro caseiro.

Be the first to comment on "Na Colômbia é assim: cerveja e futebol estão amplamente conectados"

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.