Pesquisa inédita realizada pela Acasc comprova o crescimento que o consumidor percebe no mercado. Juntas, as empresas somam R$ 22 milhões de investimentos só em 2016
O crescimento das cervejas artesanais em Santa Catarina é perceptível nos supermercados, empórios e restaurantes. E, pela primeira vez, a Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc) realizou um levantamento dos números do segmento no estado, que comprovou esta expansão: as marcas catarinenses atingiram a produção mais de 1 milhão de litros ao mês.
A pesquisa ouviu 42 marcas. Dessas, 35 possuem fábricas, seis são ciganas (terceirizam a produção) e uma é brewpub (bar que fabrica a própria cerveja). As pesquisadas são responsáveis por 302 rótulos diferentes. A Acasc também questionou os investimentos realizados em 2016. Juntas as que foram ouvidas investiram mais de R$ 22 milhões.
Carlo Lapolli, presidente da entidade, comenta que o estado é destaque nacional no segmento. “Além de algumas das mais antigas fábricas do país, somos reconhecidos em todo o Brasil por sediarmos o Festival Brasileiro da Cerveja e a Escola Superior de Cerveja e Malte. Vivemos um momento importante em que estamos indo além da tradição e mostrando ao consumidor a variação de sabores que a bebida pode oferecer”, comenta.
A estimativa é de que 80% das marcas tenham respondido ao levantamento. Entres as pesquisadas, 15 estão no Vale do Itajaí e 11 na Grande Florianópolis. As demais se dividem entre Norte, Oeste e Sul. São 28 municípios que registram atividades cervejeiras – cerca de 10% do total do estado.
Número de marcas triplicou
Não é surpresa para quem acompanha o setor de que houve uma grande expansão recentemente. A pesquisa mostrou, no entanto, que o número de marcas de cerveja artesanal praticamente triplicou em Santa Catarina nos últimos quatro anos: foram 28 novos negócios iniciados de 2013 e 2016. Dos 42 entrevistados, apenas 14 começaram a sua trajetória de 1994 até 2012.
“Este resultado é efeito de alguns movimentos, como a solidificação do Festival Brasileiro da Cerveja e a entrada das cervejas artesanais na Oktoberfest. Se intensificou com o acesso facilitado aos equipamentos e materiais necessários para produzir cerveja em casa. Grande parte dos sócios ou proprietários das novas cervejarias descobriu as artesanais através dos eventos, criou receitas na panela e resolveu empreender”, explica o presidente da Acasc.
Carlo destaca o consumidor como maior incentivador do segmento. “O interesse por novos sabores movimenta o mercado, valoriza a indústria local e motiva negócios diferenciados”, finaliza.
Sobre a Acasc
Fundada há dois anos para representar as cervejarias artesanais catarinenses, a Associação das Micro Cervejarias de Santa Catarina (Acasc) é uma entidade privada sem fins lucrativos que reúne produtores de cerveja e fornecedores do negócio. São cerca de 30 associadas de diferentes cidades do estado.
Outra luta da associação é a redução da carga tributária, em especial o ICMS. No entendimento da entidade, ele deve ser equiparado ao vinho artesanal que atualmente já possui um tratamento diferenciado em Santa Catarina.
Be the first to comment on "Número de marcas catarinenses de cerveja triplicou nos últimos quatro anos"