Realização do IV Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas no Brasil – pela 1ª vez – referenda a posição de destaque do país que vem se colocando com força na rota cervejeira mundial
O mercado cervejeiro brasileiro vem seguindo um crescimento constante e os profissionais que fazem parte deste nicho também vêm se aperfeiçoando rapidamente. Prova disso é que o país recebe em julho de 2015 o maior evento da sommelieria cervejeira do mundo. Trata-se do IV Campeonato Mundial de Sommeliers de Cervejas que chega pela 1ª vez ao Brasil para testar os conhecimentos e habilidades de 50 sommeliers que representam 9 nações (Brasil, Alemanha, Áustria, Suíça, Chile, Itália, Canadá, Estados Unidos e Porto Rico). A Idealização e organização do evento fica a cargo da Doemens Akademie, com o importante apoio da Barth-Hass Group, Drinktec e Academia Barbante de Cerveja – patrocinadores oficiais do evento.
A renomada mestre cervejeira Kátia Jorge está na organização do evento no Brasil e destaca que a “revolução” que vem ocorrendo no mercado cervejeiro brasileiro já reverbera pelo mundo. “E na verdade nem era para o evento ser realizado no Brasil porque ele sempre é realizado no país do último campeão. Ou seja: seria novamente na Alemanha. Mas em função desse crescimento no Brasil, a Doemens foi muito feliz em ter esse olhar de promover o evento por aqui”, relata. Ela revela ainda que Cilene Saorin (outra profissional das mais importantes do mercado cervejeiro brasileiro) também teve destacada contribuição nas negociações para que fosse possível o Brasil sediar o evento respaldado pelo apoio da Academia Barbante de Cerveja que receberáas provas eliminatórias na sua sede em São Paulo. “Além, é claro, de já termos um mercado de sommeliers tão talentosos e competentes que no último campeonato conquistamos o 3º lugar com a nossa sommelière Tatiana Spogis. Mostrando para o mundo que o nosso mercado está se destacando com profissionais sérios e comprometidos”, destaca Kátia Jorge, que também é vice-presidente da Cobracem (Associação Brasileira dos Profissionais em Cerveja e Malte)
Tatiana Spogis, que alcançou essa projeção depois de muito estudo e mais de dez anos de atuação no mercado cervejeiro, hoje celebra esse momento de apogeu do país.Desta vez ela participará do campeonato nos bastidores da organização e também fará parte do juri.“É uma grande responsabilidade estar envolvida nesta edição do campeonato e uma grande realização ver o Brasil em evidência. Os brasileiros são extremamente capazes e competentes e, com uma postura ética e dedicada para difundir a cultura cervejeira em sua plenitude, certamente iremos continuar ganhando cada vez mais espaço e respeito internacional.”
Os cervejeiros pelo mundo afora aguardam ansiosos por este importante evento e também para poderem conhecer todos os sabores das cervejas brasileiras. E podem esperar uma recepção com a mesma lisura com que eles são recebidos lá fora e ainda com o know how dos sommeliers brasileiros.