O Lobo das Cervejas

O Homem Cerveja foi atrás e entrevistou Daniel Wolff para saber tudo sobre a marca MestreCervejeiro e sua rede franqueada que mesmo com os efeitos da crise, o crescimento e expansão continuam a todo vapor. Confiram o que ele falou.

daniel

 Como nasceu o conceito e a marca Mestre-Cervejeiro?

O Mestre-Cervejeiro.com nasceu como um site sobre cerveja, há 11 anos. Criei o site, pois sempre gostei de cerveja, sempre curti os rótulos, as marcas, os gostos, e quando pude fazer intercâmbios, fui parar em países tipicamente cervejeiros como Dinamarca, Holanda, Bélgica, Inglaterra e Alemanha. Dai já viu, o que eu já gostava, acabei gostando ainda mais, e nisso nasceu o site. A princípio para falar de cerveja. E até hoje isso continua sendo o nosso principal motivo e contato com o público.

A decisão de montar a Franquia foi definida pelo movimento positivo, apesar de tímido que o mercado nacional vem apresentando nos últimos anos em relação ao consumo de cerveja artesanal?

Não, o modelo de franquia nasceu naturalmente. Muita coisa rolou desde o início do site. E essa foi uma delas. Criei o site e não sabia como conseguiria viver disso, primeiramente comecei fazendo eventos em escolas de gastronomia e empresas, falando de cerveja, depois consultoria para bares e restaurantes, em seguida abri a minha própria loja, isso em 2009, e consequentemente o negócio virou franquia. Em paralelo veio rolando a questão do conteúdo, textos, vídeos e redes sociais. Tudo foi surgindo, não tinha como programar, nem mesmo a demanda atual do mercado por cervejas especiais.

Quantas lojas a Mestre-Cervejeiro já abriu no país e qual a meta para os próximos anos?

Já temos 23 lojas abertas e mais 25 para abrir. A meta? não temos meta, mas quando atingirmos a meta iremos dobrar a meta! (rs…) To brincando a ideia é fechar esse ano com 70 franquias.

Por que um empreendedor teria uma loja franqueada Mestre-Cervejeiro e não uma Loja de Marca Própria? 

Por já abrir o negócio com uma marca que é referência há 11 anos no mercado de cervejas especiais. Pela economia de tempo para a abertura, pelas negociações que a rede já fez diretamente com as fabricas e importadores, pelos produtos próprios da marca, pela assessoria constante em diversas frentes como jurídico, vendas, conhecimento de cervejas, pela manutenção das nossas mídias digitais (hoje atingimos mais de 100 mil usuários mês) e por ai vai. Vantagens são inúmeras. E as certezas são maiores numa rede estabelecida do que na aventura e todo o trabalho para desenvolver uma marca.

Quem é o seu principal concorrente? (além do governo)

Todos estão no mesmo barco, todos os pontos de vendas especializados em cervejas artesanais tem que caminhar pro mesmo lado. E isso é uma das coisas que eu gosto do universo da cerveja. Todo mundo tem espaço.

Podemos considerar que os grandes grupos de varejo possam ser concorrentes ameaçadores por questões de volume, distribuição e preço?

Nós temos a dinâmica de lançar um produto num dia e no outro dia estar na nossa prateleira. O número de rótulos e produtos relacionados à cerveja está cada dia maior, um grande varejo não consegue acompanhar esse dinamismo.

loja2Foto de Loja em St.a Catarina – Baln. Camboriú

Como a empresa enxerga o consumidor de cerveja artesanal no Brasil?

Sedento por novidades e conhecimento. Hoje a maioria dos lugares que abrimos loja, tem tanto o público iniciante quanto o avançado, e nossos pontos de vendas conversam com esses dois públicos, e ainda temos que fazer o marketing de colherinha, a “beerevangelização”, pois diariamente temos que explicar para muitos o que é uma IPA, qual é a temperatura de serviços, por fim o Brasil está muito bem representado com excelentes cervejas e assim vai, até a conversa e orientação com um consumidor avançado, onde ainda aprendemos com ele.

Quais são os diferenciais da Franquia Mestre-Cervejeiro em relação aos concorrentes?

Gostamos muito do que fazemos. Todos que estão envolvidos na operação, nossos franqueados e nossos clientes também. Temos dificuldades? Temos sim, mas o importante é a conversa horizontal, entre franqueadora, franqueado, fornecedores e cliente.

Qual prazo que a sua Franquia estima o retorno sobre o investimento (ROI) e que “espírito” e conhecimento o futuro franqueado deva ter?

O franqueado tem que gostar de fazer papel dele, tem que gostar de vender, de atender bem o cliente, e principalmente de falar sobre cerveja. O tempo estimado de retorno está variando de acordo com o perfil dele e região, mas podemos colocar entre 18-22 meses.

moemaNa foto acima, uma das lojas franqueadas do Mestre-Cervejeiro aberta em Moema recentemente pelo empresário Thiago Gil, que hoje consegue atrair um publico diversificado, unindo cervejas artesanais e  eventos de gastronomia itinerante por meio de Food-trucks.

 

mestre cervejeiro

Para saber sobre a marca e franquia acesse Mestre-Cervejeiro.com

 

 

Be the first to comment on "O Lobo das Cervejas"

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.