Quando você bebe diversos tipos de cervejas, irá perceber a diferença entre elas com relação ao amargor na sua composição. O que defini esse amargor é a quantidade de Lúpulo adicionado no seu processo de fabricação, essa quantidade de lúpulo inserido na cerveja é medida por IBU, que significa “international bittering (ou bitterness) units”, ou “unidades internacionais de amargor”.
Em algumas garrafas é possível ver no rótulo essa medida de IBU impressa para informar ao consumidor sobre o teor de amargor que a cerveja possui, ou seja quanto maior for a medida de IBU informada, maior será o gosto amargo que a cerveja terá.
Voltando a questão, o lúpulo utilizado na produção de cerveja é a flor de uma planta chamada Humulus Lupulus, é utilizado como fonte de amargor, para contrabalancear com a doçura do malte (pense na relação entre malte e lúpulo como uma relação entre açúcar e café, respectivamente). O lúpulo estabiliza os sabores e aromas da bebida, além de contribuir com aromas que vão do cítrico ao herbal. Além disso, o lúpulo ainda possui um efeito antibiótico na cerveja não-fermentada que favorece a ação do fermento cervejeiro ao invés de microorganismos indesejáveis.
Essa planta é cultivada principalmente na Alemanha, Estados Unidos, República Tcheca e Inglaterra e é, ainda hoje, o ingrediente mais caro utilizado na cerveja.
Os apreciadores das boas cervejas, não raramente, são chamados de hopheads, ou no vernáculo nativo, “lupulomaníacos”. Desejosos por amargor, eles não consideram cerveja aquelas que não travam a língua, que não descem rasgando a garganta, intensas e agressivas. Para esses, a sigla IBU é o que define a qualidade de uma cerveja, e não há limites para isso, pois considera-se que nosso paladar consegue registar a intensidade de até 100 IBU, acima disso podemos considerar um estouro de amargor, não respeitado por alguns cervejeiros no mundo que chegaram a ter na composição da sua cerveja até 2500 IBU, não esquecendo da escala de 0 a 100 IBU é de fato intenso, bem intenso para quem gosta de sair do comum.
Algumas que consideremos explosivas no amargor:
Flying Monkeys Alpha Fornication – 2500 IBU
Invicta Imperial India Coffee Pale Ale Oak Aged FullPintBR 4 Anos – 1000IBU
Struise Black Damnation VI – Messy – 340 IBU
To Øl/Mikkeller Overall IIPA – 408 IBU
Fontes de pesquisa Blog Bebendo Bem e Internet