A nossa amiga e correspondente internacional
em viagem pela Austrália escreveu um artigo muito interessante ao qual indicou para publicarmos no Blog Homem Cervejade como as coisas funcionam por lá. Muito interessante, segue abaixo:Boteco. Cadeiras de plástico, garrafa de 660ml no balde de gelo, amigos em volta, cada um com seu copo americano. Se o cabra está só com dois dedinhos no copo , logo alguém vai se certificar de enchê-lo para ele. No final, todo mundo racha a conta. E vem a saideira…
Aqui não tem disso, não. O ato de tomar cerveja na Austrália é mais individual do que coletivo. É normal sentar em uma mesa de bar e cada um pedir a sua cerveja. E uma das coisas que mais me chocou foi em festas na casa de amigos. Cada um leva e toma somente a sua bebida. Ou seja, aquele amigo que leva Kaiser e toma Stella Artois está frito, aqui ele é obrigado a tomar a cerveja barata que ele levou.
Primeiro porque cerveja aqui é muito cara. Uma long neck ou uma pint custa cerca de 8 a 13 dólares. Então se respeita e entende as condições financeiras de cada um. Segundo porque as opções são muitas, Pale Ale, Indian Pale Ale, Bock, Brown Ale, etc… e em qualquer bar se encontra não só diversos tipos de cerveja como também várias marcas. E aí vai do gosto do freguês. Difícil é tomar a decisão entre tanta variedade!
E para complicar mais um pouco, existem várias formas de pedir uma cerveja no bar: schooner (425ml), pot (285 ml), pint (568 ml), jug (1140 ml) – essa última é comum em bares de estudantes que é barato e dá para dividir. A cerveja vem geralmente gelada, mas não tinindo e suando como no Brasil. Vai ver que porque o clima aqui é bem frio (escrevo de Melbourne).
A qualidade é levada muito a sério aqui e as opções de cervejas premium são muitas e muito saborosas. Também está na moda as micro-cervejarias que oferecem as cervejas “gourmets” e oferecem degustações. E apesar de um pouco mais cara, as marcas locais são as preferidas por aqui. Como quase tudo aqui na Austrália, o que é produzido localmente tem mais valor. Tem um amigo de um amigo que começou a fazer cerveja no quintal de casa e em menos de 3 anos, já virou sucesso aqui na cidade.
Outro detalhe, aqui não se vende cerveja no supermercado, existem as bottle shops só para isso (embora a maioria delas estejam ligados às grandes redes varejistas). E os vendedores são treinados para vender álcool apenas para aqueles que estão sóbrios e são maiores de idade.
Uma das marcas cervejas que eu mais gosto se chama Little Creatures, em especial Pale Ale. Ela é encorpada, saborosa e parece frutada. Uma delícia! Ela é de Perth, mas aqui em Melbourne tem em quase todos os lugares e tem um restaurante/bar dessa marca que é muito bacana. Quando vier para esse lados, não deixe de visitar e experimentar toda essa infinidade de delícias! E prepare o bolso!
Mariane Gonçalces escreve no Blog Jogada pelo Mundo