Tendência: cresce consumo de cerveja 0% álcool no mercado brasileiro

Group of happy friends having beer party in summer day. Resting together outdoor, celebrating and relaxing, laughting. Summer lifestyle, friendship concept. Clinking beer's bottles, look cheerful, happy.

Venda de cerveja zero álcool deve ter alta de 24% no Brasil. A categoria poderá chegar ao volume de 480 milhões de litros em 2023

Nos últimos anos, o mercado de bebidas no Brasil tem passado por uma significativa mudança de comportamento dos consumidores. Uma das tendências mais marcantes é o crescente aumento no consumo de cervejas sem álcool, também conhecidas como “cervejas 0% álcool”. A venda de cerveja zero álcool deve ter alta de 24% no Brasil. A categoria poderá chegar ao volume de 480 milhões de litros em 2023, segundo dados da Euromonitor International, a pedido do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv).

De acordo com dados da Euromonitor International, a pedido do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), o consumo da bebida sem álcool caiu no gosto dos brasileiros e o consumo cresceu 37% em 2022, superando a marca de 390 milhões de litros. No mundo, as vendas superaram o volume de 6,5 bilhões de litros no último ano e, para 2023, a projeção de crescimento é de 5,7%.

“É inegável que o cenário mudou nos últimos anos. Antes, a procura por cervejas sem álcool era muito menor, mas agora observamos uma procura crescente. Os clientes têm se mostrado mais interessados em opções menos calóricas e que não comprometam sua rotina diária, permitindo que desfrutem de um momento de lazer sem abrir mão da responsabilidade”, afirma Paulo Castro, proprietário do Living HNK Brasília.

Pioneira no mercado 0 álcool no Brasil, a Heineken 0.0 é uma cerveja refrescante e encorpada na medida certa e composta por ingredientes naturais. A Heineken 0.0 é ideal para ser consumida em momentos como almoços, durante o trabalho, antes de dirigir e, até mesmo, após a academia, pois tem apenas 69 calorias por Long Neck.

Além da preocupação com a saúde, outros fatores têm contribuído para esse crescimento no consumo de cervejas sem álcool. Um deles é a ampliação da oferta e variedade de marcas e sabores no mercado nacional. Grandes cervejarias e também cervejarias artesanais têm investido na produção de cervejas 0% álcool, atendendo a diferentes paladares e preferências dos consumidores.

“A tendência é que o consumo de cervejas sem álcool continue em ascensão nos próximos anos. A indústria cervejeira brasileira tem se mostrado receptiva a essa mudança de hábitos, investindo cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos para atender às demandas dos consumidores”, completa Paulo.

About the Author

Marcelo Doratiotto
Fundador do Homem Cerveja, blog e redes sociais que reúnem tudo sobre cerveja e seu universo: avaliações, eventos, lançamentos, onde beber, onde comprar, mercado da cerveja e as últimas novidades. Tudo isso de forma descontraída e nada técnica. Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil e cervejeiro caseiro.

Be the first to comment on "Tendência: cresce consumo de cerveja 0% álcool no mercado brasileiro"

Leave a comment

Your email address will not be published.




Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.