Direto da Bélgica, premiada Gulden Draak está disponível por tempo limitado aos clientes
Os amantes da cerveja artesanal que moram em Belo Horizonte podem saborear um dos melhores rótulos disponíveis no mundo. O Svärten Mugg Taverna oferece a seus clientes, por tempo limitado, o chope da Gulden Draak. O rótulo acabou de receber medalha de ouro no International Beer Challenge 2018, realizado em Londres, um dos maiores e mais exigentes concursos mundiais da bebida.
A Gulden Draak é uma cerveja do estilo dark strong ale, com teor alcoólico de 10,5%. É uma bebida encorpada e límpida, com uma cor marrom-avermelhada e espuma bege bem consistente. O aroma é frutado, com toque de cana-de-açúcar e álcool, mas o sabor é balanceado entre o amargo do café e o doce do chocolate. A refermentação no barril confere ao produto ainda mais complexidade e durabilidade. Não é a toa que os alemães chamam esse estilo de “vinho de cevada”. Enfim, uma cerveja para momentos especiais.
“Estamos falando de uma das referências nesse estilo em todo o mundo, em um formato que o brasileiro gosta, que é o chope. É uma cerveja bastante complexa e saborosa, características que marcam os melhores exemplares produzidos na Bélgica, e que harmoniza muito bem com pratos que temos na casa”, diz Conrado Salazar, um dos sócios do Svärten Mugg e cervejeiro.
História – Gulden Draak (dragão dourado, em flamenco) é o nome de uma estátua fixada sobre o campanário da cidade belga de Ghent. Diz a lenda que ela foi vista pela primeira vez em um barco norueguês pertencente a Sigrid Magnusson, no ano de 1111, época das cruzadas. Durante uma das viagens, o navegador teria presenteado o rei de Constantinopla com o objetivo de enfeitar um dos seus castelos (onde hoje é Istambul, na Turquia). Em 1382, um conde flamengo levou a estátua até a região onde hoje é a Bélgica. Em uma batalha, os habitantes de Ghent tomaram a estátua para si e a colocaram no alto do campanário, onde está até hoje, como símbolo de proteção e de poder do povoado.
O Svärten Mugg possui ainda uma variedade dos melhores chopes artesanais de marcas mineiras e brasileiras, com estilos que vão desde o witbier e pale ale, passando pelas IPAs e imperial stout, e também uma carta com dezenas de rótulos importados em garrafa. A casa também conta um rótulo próprio, a Red Crow, uma cerveja do estilo Brunt Öl, comum na região da escandinávia e no norte da Alemanha. “Muito em breve, devemos lançar oficialmente um novo rótulo de outra cerveja inspirada na cultura nórdica”, anuncia Conrado.
Sobre o Svärten Mugg – É o único bar especializado em comida escandinava/germânica em Minas Gerais, e um dos poucos do país, localizado na rua Santa Rita Durão, 1056, na Savassi. No cardápio estão pratos com ingredientes usados em países como Noruega, Suécia e Dinamarca, com influência de métodos e conceitos utilizados nas décadas de 40 e 50 e da cozinha contemporânea de rua. Além das cervejas artesanais, a casa oferece grande variedade de drinks e bebidas destiladas, como whiskys single malt.
Be the first to comment on "Um dos melhores chopes do mundo chega ao Svärten Mugg – (PR)"