Elétrica, compacta e rápida, a EZbrew promete ser a solução para quem quer fazer cerveja em qualquer lugar
O coach profissional e beer sommelier Fabrício Búrigo dedica-se a arte de produzir cerveja em casa há mais de seis anos e foi dessa paixão que ele viu surgir o seu novo negócio. Cansado de utilizar panelas e fogareiros, dos fios, botijões de gás e mangueiras espalhadas pela casa para fazer cerveja, ele decidiu criar o próprio aparelho. “Minha aspiração era projetar e desenvolver um equipamento que fosse compacto, eficiente e que eu pudesse fazer cerveja na sacada do meu apartamento”.
Em fevereiro de 2015, Búrigo encontrou então o primeiro sócio. Ele e o empresário Leandro Pereira, proprietário da Metalúrgica Inox Trentini, de Florianópolis, fecharam uma parceria e trabalharam durante 12 meses para desenvolver o protótipo da EZbrew – equipamento elétrico para produção de cerveja caseira artesanal. De acordo com os empresários, não existe no Brasil outro equipamento com o mesmo sistema para produção de cerveja, pois eles criaram o próprio método. “A EZbrew é única, podemos considerar que ela é uma evolução do single vassel, modelo conhecido por muitos cervejeiros por utilizar uma panela só para todo o processo. O nosso equipamento é descomplicado, possui dois tanques separados e aquecimento por meio de resistência elétrica, o que traz eficiência ao ato de fazer cerveja, mas ao mesmo tempo é compacto e fácil de transportar”, explica Búrigo.
Ainda de acordo com o beer sommelier da EZbrew, com o equipamento automatizado criado por eles qualquer pessoa pode fazer a sua própria cerveja e não precisa ser no fundo do quintal. “Nós acreditamos que fazer cerveja deve ser tão prazeroso quanto degustá-la e conseguimos desenvolver o equipamento ideal para isso. O sistema EZbrew é descomplicado e intuitivo, o aparelho tem botões para cada uma das funções e é de fácil manuseio”. No início deste ano, a empresa deu as boas-vindas a um novo parceiro e investidor, o empreendedor e sócio fundador da Metalife Pilates, Paulo Di Bernardi. O lote de teste da EZbrew foi vendido em apenas oito dias.
Um dos compradores foi o cervejeiro paulista Leandro Devitte. Há dois anos, Leandro produz cervejas artesanais com um amigo e, antes de adquirir a EZbrew, costumava usar três panelas e um fogareiro no processo. O sonho de ter um equipamento automatizado foi acelerado, segundo ele, com a mudança do amigo para um apartamento, já que entrar com um botijão de gás em um prédio é proibido. “Como a EZbrew usa aquecimento por resistência elétrica, a segurança é maior, pois sempre fica um receio de mexer com fogareiro ou botijão de gás. O controle de temperatura também é mais preciso, o que melhora muito o processo de fabricação de cerveja”, afirma, destacando ainda, que com o equipamento automatizado o processo de fabricação é mais rápido, logo o que nas panelas levaria de 10 a 12 horas, na EZBrew leva metade do tempo.
Devitte está agora consolidando suas receitas, dez diferentes estilos já foram produzidos por ele, que diz ainda ter muito o que aprender sobre a química da água, o processo de fermentação e outras variáveis que influenciam no resultado. Assim como Leandro, milhares de brasileiros têm produzido a própria cerveja, o Ministério da Agricultura já registrou mais de 2.700 receitas diferentes em todo o país, a maioria delas criadas em casa, muitas por pessoas que, assim como Fabrício Búrigo, ainda desejam transformar seu hobby em negócio.
Be the first to comment on "Um novo jeito de fazer cerveja: empresários catarinenses desenvolvem equipamento inédito no Brasil"